Conheça os projetos do Cras

AUÊ

Destina-se prioritariamente para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, havendo um limite tolerável para jovens de outras classes sociais dependendo da demanda e da disponibilidade de vagas.

O público prioritário do projeto são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, e busca oferecer oportunidades de conhecimentos relacionados à cultura de carnaval (a prior desfile de escola de samba) e conhecimentos para o desenvolvimento pessoal e comunitário através de palestras ministradas pelas profissionais técnicos do CRAS.

 

VIVA

O projeto VIVA “Virtudes e Valores” surgiu da necessidade de desenvolver um grupo de convivência e fortalecimento de vínculos com crianças na faixa etária de 6 (seis) meses a 6 (seis) anos. Este é um projeto piloto que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Esta faixa etária é uma das mais importantes no que diz respeito a trabalhar com prevenção. Virtudes e Valores devem ser ensinados e partilhados desde cedo na vida da criança, levando à construção da cidadania e da autonomia.

O público prioritário do projeto são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) encaminhados pela rede sócio-assistencial do município, entre outros.

Neste projeto é trabalhado a importância de uma boa alimentação tanto para um desenvolvimento físico quanto para uma mente saudável e ainda para o fortalecimento de vínculos a partir do compartilhamento dos momentos familiares sentados a mesa.

 

CRAS NA VILA

A proposta do projeto é unificar as regras para a oferta qualificada do serviço de convivência e fortalecimento de vinculo, que visa equalizar/uniformizar a oferta, de acordo com a demanda local, garantindo serviços continuados e potencializando a inclusão dos usuários identificados nas situações prioritárias.

Este projeto visa fornecer um trabalho voltado para atenção e socialização às crianças e adolescentes do município de Extrema.

É neste sentido que o CRAS de Extrema implantou o projeto “CRAS NA VILA”, um trabalho preventivo que atende crianças e adolescentes de 8 (oito) a 18 (dezoito) anos.

O projeto é realizado através de diversas ações que buscam o resgate da cidadania e a valorização da convivência familiar e comunitária.

O público prioritário do projeto são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou encaminhados pela rede sócio-assistencial do município, entre outros.

 

RECICRAS (Reciclagem)

A cidade e Extrema é conhecida mundialmente pela sua preocupação com o meio ambiente, tendo em vista o renomado programa “Conservador das Águas”.

Não sendo diferente, o município possui coleta seletiva e também a coleta de materiais que podem ser reciclados, observando o sentido ecológico de tal atividade, que procura selecionar, readequar e direcionar de forma conveniente os materiais encontrados nas lixeiras devido a sua natureza diversa e, que se a coleta for efetuada com organização e eficiência virá a impedir a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e nascentes dos rios, que  trazem doenças e muitos outros inconvenientes graves, ressaltando-se a existência de materiais que levariam anos ou mesmo décadas para serem decomposto pela natureza e se não reciclados ofereceriam ainda uma maior degradação do meio ambiente, que precisa ser contida da melhor forma possível e com urgência, mantendo-se uma permanente e eficaz atuação.

Visando este trabalho já ofertado pelo município, o RECICRAS surgiu com a proposta de trabalhar os colaboradores que se dedicam a nos proporcionar uma qualidade de vida melhor, fazendo com que eles reconheçam o quão importantes são para a sociedade local, trabalhando a motivação, auto-estima, cuidados pessoais e com o próximo.

O projeto acontece mensalmente, em dia pré-agendado com a Secretaria de Meio Ambiente e durante o projeto é ofertado assuntos de interesse dos trabalhadores da reciclagem.

 

CULTIVANDO A FAMÍLIA

O Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) é o principal programa de Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O programa possui como núcleo físico a unidade do CRAS, constituindo-se como espaço privilegiado para o acompanhamento das famílias e segmentos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes o apoio necessário à superação de suas dificuldades.

Este projeto acontece mensalmente em reuniões pontuais com a equipe técnica da unidade CRAS e visa o fortalecimento social, comunitário e familiar. O objetivo principal do projeto é que o indivíduo tenha acesso aos recursos e que utilize a rede sócio-assistencial ofertada pelo município. O projeto é destinado a família ou indivíduo que esteja necessitando de assistência alimentar, entre outros.

   

ALEGRIA DE VIVER

Destinado prioritariamente à munícipes que percebam o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e demais encaminhamentos da rede. Este projeto é realizado todas as segundas-feiras, das 8h às 11h. O projeto conta com profissionais que oferecem atividades de artes manuais, educador físico e também com equipe técnica, sendo composta por assistente social e psicólogo.

 

CAMINHO SUAVE (JUDÔ)

Destinado a crianças com idade entre 7 (sete) e 12 (doze) anos, e inscritas no Programa Bolsa Família (PBF) ou por alguma orientação. Este projeto é realizado todas as quintas-feiras, das 8h às 10h30, onde os participantes recebem aulas de artes  manuais, orientações sócio-assistenciais e aulas de judô com professor especialista.

 

NOVO SER

Destinado á gestantes de no máximo 5 (cinco) meses e independentemente da idade da mãe, desde que se encontrem em situações de vulnerabilidade. No projeto as participantes recebem aulas de artes manuais, orientações teóricas e práticas de como proceder com o cuidado do recém-nascido, além de ter acompanhamento semanal com psicólogo e assistente social, onde são atendidas individualmente caso alguma participante ache necessário. Os encontros ocorrem semanalmente às quartas-feiras, das 8h às 11h.

 

TATAME PARA TODOS

Destinado a munícipes com idade entre 7 (sete) a 50 (cinqüenta) anos, teve sua implantação no Bairro Jardim Bela Vista e com perspectiva de expansão para demais Bairros caso haja necessidade e público. O projeto trabalha com duas práticas esportivas, Muay Thai e Kick Boxing.

O objetivo é de que os participantes adquiram auto controle e através das artes marciais espera-se que os alunos aprendam que são capazes de superar os desafios por meio da dedicação, e ainda que são tratados como seres únicos e importantes para  a vida, desenvolvendo valores morais e éticos, criando amizades positivas e ficando longe da marginalidade. O projeto é acompanhado pelos profissionais técnicos do CRAS e as aulas ministradas por um instrutor de artes marciais. Ao todo já são mais de 50 (cinquenta) alunos inscritos e que participam do projeto que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 19h30 às 21h.

Contato: (35) 3435.5890

DSC00932

 Faxada do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

 

 

DSC00906

Sala de Coordenação

 

DSC00854

Sala de Atendimento Individualizado

DSC00821

Sala de Atendimento Individualizado

DSC00820

DSC00908

Sala de Artes Manuais

DSC00907

Sala de Recepção

DSC00819

Espaço para Realização de Atividades