Highslide for Wordpress Plugin

AGRICULTURA E PECUÁRIA

A Prefeitura de Extrema, por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária criou normas de inspeção e de fiscalização sanitária no Município de Extrema, para a industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal criando o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. Os produtores de Extrema que obtiverem o selo de qualidade SIM terão mais credibilidade na hora de vender seus produtos. O SIM não exclui a obrigatoriedade do Alvará da Vigilância Sanitária.

Os produtos agropecuários, os empreendedores rurais devem seguir a legislação e normas sanitárias vigentes. Em Extrema, a Lei nº 3.329 de 26 de fevereiro de 2015 que “Dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bens de origem animal e vegetal e dá outras providências’’ fixa normas de inspeção e de fiscalização sanitária no Município, para a industrialização, beneficiamento, comercialização de produtos de origem animal e vegetal e cria o Serviço de Inspeção Municipal – SIM e tem sido referência para aqueles produtores envolvidos neste projeto.

A Gerência de Turismo está desenvolvendo um catálogo da Produção Associada ao Turismo de Extrema e para ingressar neste catálogo os produtores precisam do selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Os primeiros cadastrados no SIM foram empreendedores da Produção Associada, são eles: Márcia Gaspar Castrioto SIM 001/2015, Maria Tereza de Oliveira SIM 002/2015, Silvio Gaides SIM 004/2015 e Dalva Frade Zambone SIM 005/2015.

Sílvio Gaides, afirmou “Parabenizo a Prefeitura de Extrema pela iniciativa, pois vejo a necessidade desta organização e responsabilidade por parte dos empreendimentos uma vez que é para o bem de todos, empreendedores, consumidores e turismo, pois estes produtos envolve o nome de nossa cidade. Existe um investimento de tempo e dinheiro por parte dos empreendedores, mas agora teremos produtos de mais qualidade e de mais confiabilidade.  Boa planta gera bom frutos.’’

Para Márcia Castrioto, “o SIM incentiva os empreendedores, impulsiona a economia e promove o aumento de renda local, bem como fortalece a inserção de produtos de qualidade no mercado. Como uma das primeiras empreendedoras a conquistar o selo do SIM, convido outros empreendedores a seguir nosso exemplo, pois assim teremos condições reais de tornarmos competitivos e futuramente promover os eventos para expor nossos produtos devidamente fiscalizados, certificados e com as devidas normas de higiene.”

Em breve será lançada a Campanha “Extrema tem produtos de qualidade SIM!”. A iniciativa da campanha, segundo o Gerente de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Extrema é de estimular a participação de novos empreendedores bem como levar ao conhecimento da população mais um serviço oferecido pela Administração Pública, e principalmente contribuir para a procura dos produtos com selo SIM por parte de clientes dos estabelecimentos associados a produção rural.

Os produtores interessados em adquirir o selo de qualidade SIM devem entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Pecuária, na Avenida Nicolau Cesarino, número 4.106, Bairro Jardim Bela Vista, Próximo ao Pronto Socorro Municipal ou pelo telefone (35) 3435-6403.