Expandir todos

O que é?

É o setor da Prefeitura de Extrema responsável pelas estratégias e ações de vigilância, prevenção e controle de zoonoses, isto é, pelo combate às doenças que podem ser transmitidas entre animais e pessoas, de modo a zelar pela saúde e bem-estar da população.

O que faz:

. Controle populacional de cães e gatos (castração);

. Recolhimentos de animais de relevância para a saúde pública (Portaria MS/GM n° 1.138, de 23 de maio de 2014);

. Recepção de animais em caso de urgência e emergência;

. Recolhimento de animais mortos com histórico compatível com zoonoses;

. Recolhimento de animais avaliados seguindo o protocolo do setor, constatado o risco iminente de transmissão de zoonoses de relevância para a saúde pública;

. Avaliação em caso de maus tratos;

. Orientações sobre o bem estar dos animais;

. Vacinação antirrábica anual preconizada e normalizada pelo Ministério de Saúde;

. Implantação de programas de educação em saúde para a população, a fim de reduzir o risco de transmissão, através do ensino de medidas preventivas individuais e coletivas;

. Tratamento e cuidado dos animais recolhidos;

. Promoção de animais saudáveis para adoção, através de feiras e divulgação nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal.

A quem se destina?

População em geral.

Como solicitar?

ATENDIMENTO E CONTATO:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h - são atendidos fora desse horário - até às 22h - apenas os casos de urgência e emergência.

Endereço: Rua Presidente Kennedy, 355, Centro.

ATENDIMENTO DE ATIVIDADES EXTERNAS:

Denúncias, laudos e orientações

Pode ser realizado presencialmente ou pelo telefone (35) 3435-3438 de forma anônima ou não. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 17h.

É solicitado o máximo de informações sobre o caso e o local, a fim de agilizar o atendimento.

Casos de urgência e emergência

São assim considerados os casos de atropelamento, abandono de animais machucados e doentes, além de animais errantes (soltos na rua sem dono) que geram risco à população, entre outros.

Atendimento pelo telefone (35) 99961-5325 e o fixo (35) 3435-3438 das 08h às 22h.

Observação: animais com proprietários devem ser encaminhados para uma clínica particular.

DENÚNCIA DE MAUS TRATOS:

Casos de maus tratos com provas de agressão, abuso, mutilação e abandono (Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/98), devem ser denunciados para a Polícia Militar pelo 190.

Após a denúncia, o Centro de Controle de Zoonozes e a Polícia Ambiental serão comunicados pela PM para solucionarem o caso em conjunto.

Custos

Sem custo.

Passo a passo

COMO AGENDAR A CASTRAÇÃO:

Animais que podem receber o procedimento:

. Acima de 5 meses de vida;

. Cães com peso de 4kg a 30kg;

. Não pode estar no cio;

. Precisa estar saudável;

. Animais de raça (Lhasa-apso, Shith-Tzu, Labrador, Pitbull, entre outras) não são castrados no Centro de Controle de Zoonoses por causa do risco apresentado pela maior complexidade do procedimento.

Observação: todos os animais passam por uma triagem antes do procedimento para avaliar se poderá ou não receber a castração.

Documentos necessários para o agendamento:

Cópias do CPF; comprovante de renda (necessário ter renda per capita de até 2 salários mínimos); comprovante de residência em Extrema; Título de Eleitor (caso o comprovante de residência não esteja em seu nome).

Tempo de espera:

O agendamento depende da demanda do setor, com um período estimado de 30 a 45 dias. Em casos de urgência, antecipamos o procedimento visando à impossibilidade de filhotes.

Observação: com permissão do dono, os animais ao serem castrados também serão microchipados.

MICROCHIPAGEM:

Identificação dos animais de forma segura, permanente e indolor. Vantagens: identifica o pet com seu nome, sexo, raça, dados da vacinação, castração e vermifugação, além do nome, endereço e contato do tutor.

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h às 16h30 no Centro de Controle de Zoonoses.

COMO ADOTAR UM PET:

A doação de pets para adoção acontece em feiras de adoção da ONG Soul Animal, realizada no Bosque Municipal aos sábados das 10h às 15h, e no Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Caso o cidadão decida escolher diretamente no Canil Municipal, deverá agendar a visita pelo telefone (35) 3435-3438.

Todos os animais doados são vermifugados, vacinados e microchipados, e recebem acompanhamento durante 6 meses.

A castração pode ser agendada pelo proprietário a partir de 5 a 6 meses de vida.

Órgão/ Unidade Responsável

Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Extrema.