Unidade para acolhimento de moradores de rua em Extrema está em funcionamento desde o começo de julho

05/08/2021

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) vem realizando o acolhimento de pessoas em situação de rua em Extrema desde o começo do mês de julho, protegendo-as do frio e de outras vulnerabilidades. A unidade é administrada pela Prefeitura de Extrema e oferece pernoite, 4 refeições ao dia, banho e atendimento de saúde mental e psicossocial, promovendo a cidadania dessas pessoas.

O acolhimento funciona da seguinte forma: moradores de rua são identificados e abordados por membros de uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que identificam a real situação e necessidade dessas pessoas e as encaminham para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município, onde elas serão novamente avaliadas e terão suas reais necessidades identificadas, e finalmente serão encaminhadas para a UAI, onde receberão todos os cuidados básicos e necessários. A Secretaria de Assistência Social também realiza um plano de atendimento que consiste na busca e localização da família do morador de rua – que muitas vezes está longe -, com o objetivo de oferecer condições para essa pessoa chegar até seus entes queridos, após o devido acolhimento nas instalações da Prefeitura.

Ao encontrar alguém em situação de rua, entre em contato com a UAI pelo WhatsApp: (35) 9 9811-2107.

A UAI está situada na Rua São Lucas, nº 55, Bairro Jardim São Cristóvão, no antigo prédio do Conselho Tutelar.