Unidade do Sentinela em Extrema é desativado após mais de 2 meses de funcionamento

09/03/2022

Avanço da vacinação e queda de casos permitiu a desativação da Unidade Sentinela

Após mais de 2 meses de funcionamento, as atividades da atual Unidade do Sentinela, implantada na UBS do Lavapés, serão encerradas no próximo dia 10 de março e em breve a Unidade de Saúde deste local retomará com os atendimentos habituais.

Devido à queda de casos por conta da Covid-19 e também do avanço da vacinação, que já se encontra na segunda dose nas crianças de 5 a 11 anos de idade, a Secretaria de Saúde irá desativar o Sentinela e direcionar os pacientes, que apresentam síndromes gripais, para as Unidades Básicas de Saúde de seus bairros.

Ao longo destes 75 dias de funcionamento, mais de 20 mil testes foram realizados, no qual 5.861 pessoas testaram positivo e 14.216 testaram negativo.

No dia 10 de janeiro, por exemplo, as duas Unidades, que ainda estavam em funcionamento, obtiveram um recorde no número de testes realizados, registrando 1.027 constatações, sendo que 328 pacientes foram positivados, sem contar as UBSs que também realizaram testagens nesse dia.

Um mês após registrar o pico de casos positivos, a Unidade do Sentinela realizou 189 testes, a maior quantidade registrada no mês, sendo que 52 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Já no dia 1º de março foi à data com menor índice, sendo 19 testes realizados e apenas uma pessoa positivada.

A partir do dia 10 de março, os atendimentos para síndromes gripais serão realizados em todas as unidades de saúde do Município e o paciente deve procurar sua unidade de origem ou através do Pronto Socorro Municipal, clique aqui e confira os horários de atendimento das Unidades de Saúde.