Trabalho desenvolvido entre Emater e Prefeitura de Extrema busca a revitalização do Cultivo da Uva Itália em Extrema

05/08/2021

Na última terça-feira, dia 03 de agosto, foi realizada uma Missão Técnica com destino ao município de São Miguel Arcanjo -SP a fim de se buscar conhecimentos e atualizações na cultura da Uva Itália. De acordo com os produtores rurais de Extrema, essa era uma fruta muito cultivada há tempos no município.
Foi com esse sentimento de retornar à produção, que o Sr Wilson José de Toledo, produtor de leite e cereais do Bairro dos Tenentes iniciou o plantio dos “Cavalos” (nome comum dado aos porta-enxertos) para receberem parte aérea da Uva Itália.

Através da Emater-MG em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou-se uma busca ativa de possíveis locais de produção da referida variedade. Foi então que, através de contatos com a Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo/ CEDRS/ Casa da Agricultura, foi possível localizar um polo de produção de Uva Itália no Município de São Miguel Arcanjo. Em seguida foi planejada a viagem técnica na intenção de aprender os atuais tratos culturais e assimilar outras informações a respeito do manejo da cultura. A Equipe de Extrema foi muito bem recebida pelos produtores Erli Vaz e Rafael, onde puderam conhecer as estruturas de produção e discutir técnicas de cultivo. Vale ressaltar que esses produtores já foram premiados em vários “concursos de uva” na Região de São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul – SP.
Ao final da Missão, com as informações técnicas coletadas, está sendo organizada a enxertia das mudas e logo após o “pegamento”, com o desenvolvimento das plantas e acompanhamento técnico, em 2 ou 3 anos Extrema terá de volta a produção tradicional de Uva Itália.