Simulação de acidente movimenta Praça Presidente Vargas e marca semana de encerramento da campanha Maio Amarelo

04/06/2024

A ação foi realizada como complemento das ações desenvolvidas na cidade a respeito da campanha, que conta com o tema “Paz no trânsito começa por você”

Ao som de sirenes, os munícipes presentes na Praça Presidente Vargas, no Centro de Extrema, foram despertados, às 11h30 do último dia 29, para uma ação em alusão à campanha Maio Amarelo, para conscientização de acidentes e mortes no trânsito. Promovida pela Prefeitura, a simulação de um acidente automobilístico teve o objetivo alertar a população sobre a gravidade de atos de imprudência e mostrar a atuação do SAMU e do Corpo de Bombeiros no resgate das vítimas.

Simulação

A encenação foi realizada em frente à Casa de Cultura pelos setores de Trânsito e Mobilidade Urbana (Secretaria de Obras e Urbanismo), Vigilância Epidemiológica (Secretaria de Saúde), bem como pela Defesa Civil Municipal. Além do cenário, composto por um carro destruído e uma moto caída no chão, três atores de companhias de teatro de Extrema também marcaram presença, atuando como vítimas graves do suposto acidente.

Pedro Andrade, da Companhia de Teatro Arte em Movimento, Marília Lavorenti e Caio César, do Grupo de Teatro Névoa, representaram os acidentados, sendo eles o motorista do carro, o piloto da moto e uma pedestre vítima de atropelamento. Para trazer ainda mais realidade para a cena, uma empresa de simulação de ferimentos realizou a caracterização dos atores, produzindo as supostas fraturas.

“Por mais que não foi um acidente realmente de verdade, mas foi uma simulação, você sente aquela tensão, você sente aquele medo, tipo, ‘alguém vai me resgatar? Vai chegar um socorro? Vou sair daqui?’ Você começa a imaginar uma pessoa mesmo, presa ali no meio das ferragens […]. Eu tô tirando carteira, no caso, então pra mim estar presenciando isso aqui é uma coisa bem… que levo como aprendizado”, comentou Caio César sobre sua participação.

“Eu tenho carteira de moto, não ando há muito tempo, mas a gente se coloca mesmo nesse lugar de ‘se fosse comigo, o que estaria acontecendo? […] O que eu poderia ter feito para não acontecer o acidente? Ou o que eu possivelmente fiz pra acontecer o acidente?’, mas foi muito boa a experiência”, complementou Pedro.

Serviço integrado

Com um megafone, os profissionais informavam a todo instante que aquela movimentação se tratava de uma simulação, explicando passo a passo do resgate, que contou, inclusive, com o corte de ferragens. Muitos curiosos, como os adolescentes que estavam encerrando o turno escolar, pararam no local para conferir o suposto salvamento.

Renata Almeida, coordenadora da Defesa Civil Municipal, reforçou a importância do serviço integrado na garantia da vida em situações de resgate, bem como sobre o impacto de ações como essas na conscientização da população.

“As crianças estavam aqui, as pessoas idosas, e elas se comoveram, porque é isso que acontece, o cenário traz isto. Então a ideia foi essa, atingiu o objetivo, era justamente isso, mostrar a realidade […]. Esse conjunto sistêmico, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, o nosso setor de trânsito, Saúde, SAMU, são uma maneira de você atingir a importância da vida e que cada um respeite a sinalização: o pedestre, o condutor, o passageiro, porque a gente precisa que as pessoas se conscientizem, a vida vale mais”.

Integrados neste serviço, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros lidam diretamente com casos graves de acidente ou imprudência e destacaram o impacto da ação, bem como a importância da campanha que se encerrou em maio.

“A gente poderia fazer até uma alusão ao próprio nome da campanha, “Maio Amarelo”, o amarelo no semáforo quer dizer atenção, então reforçar essa necessidade de atenção, mesmo estando eu numa moto, num veículo, ou como pedestre na via. Temos que reforçar a atenção, preocupar com a minha segurança, com a segurança do outro, sempre pensando em mim e no terceiro também”, reforçou o chefe da P3/59° BPM Cap. PM Vargas

“A gente já fez outras atividades como palestras e tudo mais, mas a gente achou interessante, tanto pra estar demonstrando uma situação com o máximo de realismo pra estar despertando as pessoas pra essa situação. De ver o quão grave e trabalhoso que é um acidente automobilístico”, complementou o representante dos Bombeiros Militar SR. Ten. Lincoln Azevedo