Serviço do Cata-Treco cresce demanda de atendimento e alcança 15 mil pontos de coleta ao ano em Extrema

09/06/2022

Serviço de limpeza pública quer motivar a população a acionar o serviço pelo telefone, a fim de que haja o recolhimento de forma correta dos móveis e eletrodomésticos que já não tem mais serventia

Fazer o descarte correto de resíduos sólidos é fundamental para auxiliar na preservação do Meio Ambiente e evitar a proliferação de doenças e insetos peçonhentos. O Cata-Treco, serviço ofertado gratuitamente pela Prefeitura, é ideal no cumprimento dessa demanda, na qual contribui com a coleta de resíduos e utensílios com tamanho e proporção que ultrapassa a capacidade do caminhão da coleta de lixo comum, atendendo todas as demandas da população.

O serviço funciona a partir da solicitação do munícipe, através do telefone, porém por muitas vezes os agentes recolhem móveis e eletrodomésticos “largados” em vias públicas, sem a devida identificação para a retirada dos materiais inservíveis. No ano de 2021, por exemplo, mais de 2 mil solicitações foram feitas por telefone, sendo atendidos todos os pedidos, mas apesar desse número, os agentes retiraram 7 vezes mais desse valor em pontos de descarte irregular, totalizando 15.000 pontos de coleta no ano.

As equipes do programa Cata-Treco seguem uma programação diária de deslocamentos pela cidade, atendendo às solicitações e recolhendo móveis usados e inservíveis, como: sofá, cama, colchão, guarda-roupa, estante, escrivaninha, rack, cômoda, mesa, cadeiras, entre outros; além de máquina de lavar, geladeira, fogão e frigobar.

Vale ressaltar que o Cata-Treco não recolhe materiais e entulhos de construção e nesses casos é necessário contratar um serviço particular para o descarte correto.

O serviço é realizado somente conforme agendamento, por isso os munícipes precisam ligar no telefone (35) 3435-3620 e acionar o Cata-Treco, que atenderá a demanda em até 24h. Lembrando que o solicitante deve seguir todas as recomendações que são passadas no atendimento.

Benefícios do Cata-Treco

O Cata-Treco é importante no apoio à manutenção da saúde pública. Ao evitar a colocação de materiais de grande porte em terrenos baldios, evitam-se a proliferação de vetores como ratos, escorpiões, além de água parada que pode ser propícia para criadouro e proliferação do mosquito da dengue.

Nas Áreas de Proteção Permanente (APP), o descarte inadequado evita que esse material seja levado junto com a água do rio e também polua as águas, além de degradar a paisagem e o habitat de animais silvestres.