Secretaria de Saúde realizará vacinação contra a meningite meningocócica nas escolas de Extrema

11/03/2022

Em decorrência do agravo no número de casos de meningite no Estado, o município realizará uma campanha extensiva, indo até às crianças não vacinadas nas escolas

Há pouco mais de duas semanas, uma nota de alerta epidemiológica foi publicada informando sobre o aumento no número de casos de meningite no Estado de Minas Gerais. Mediante ao fato, a Secretaria de Saúde quer fortalecer as atividades de imunização nas faixas etárias de 11 a 14 anos e estabeleceu a estratégia de aplicar a vacina contra meningite nos alunos das escolas municipais e particulares a partir do dia 14 de março.

A vacinação ocorrerá em 14 escolas, tanto da Rede Municipal quanto das escolas particulares (locais acessíveis para identificar as crianças não vacinadas no município). A ação possibilitará com que haja uma vasta cobertura vacinal daqueles adolescentes que perderam as oportunidades de vacinação nos tradicionais locais de atenção à saúde.

Durante todo o mês, as unidades escolares receberão a visita da equipe da Sala de Vacina Central e será analisada a carteirinha de vacinação de todos os alunos de 11 a 14 anos, a fim de comprovar se as crianças tomaram ou não a vacina contra a meningite meningocócica tipo C e a meningocócica ACWY.

Confira o cronograma completo da vacinação nas escolas:

É importante destacar que só serão vacinados os alunos que apresentarem o Termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, distribuído pelas escolas antes da vacinação e se faz necessário à apresentação do Cartão de Vacinação das crianças.

Clique aqui e tenha acesso ao Termo de Autorização para vacinação contra a meningite meningocócica 2022.

Segundo dados divulgados pela Coordenação Estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis, até o momento são 19 casos de meningites identificados em Minas Gerais e 2 óbitos foram registrados.