Secretaria de Assistência Social promove ações de combate ao abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes em Extrema

20/05/2022

A campanha intitulada “Faça Bonito”, reuniu centenas de pessoas durante várias ações organizadas pelas equipes de Assistência Social para enfatizar a luta pela causa

Nesta última semana, a Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Assistência Social realizaram diversas ações de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, data esta que marcou o 18 de Maio como o dia referencial de combate dessa temática extremamente importante.

Ao longo de toda a semana, as equipes do CRAS, do CREAS e também de outros setores da Secretaria de Assistência Social mobilizaram alunos, autoridades e demais munícipes para se sensibilizarem com a luta social, alertando sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil.

A abertura da Campanha “Faça Bonito”, em prol do combate ao abuso e exploração sexual infantil reuniu centenas de alunos dos sétimos anos da E.M Maristela Carniel Onisto e da E.M Sebastião Morbidelli no Cine Teatro. O “Projeto Auê” se apresentou e cantou o jingle da campanha: “Disque 100, abuso aqui não tem” e em seguida, a psicóloga Vanessa Damásio, da equipe Técnica do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) ministrou uma palestra para o público presente, fechando com uma roda de conversa sobre o tema.

No dia oficial da luta do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, 18 de maio, houve uma mobilização na Praça Central de Extrema, na qual contou com a presença de 120 pessoas, composta por representantes da Assistência Social, membros do Projeto Auê, alunos e profissionais da Escola Estadual Odete Valadares e alguns munícipes. Na oportunidade, o grupo quis difundir a causa para informar e convocar também uma boa parte da sociedade na conscientização da campanha.

Dando continuidade às ações, nos dias 19 e 20 de maio, 50 profissionais intersetoriais estiveram na FAEX para uma capacitação de 11h sobre “Escuta especializada e depoimento especial”, ministrada pelo psicólogo Rudinei Luiz Beltrame. Participaram do curso: técnicos da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fórum, da Segurança Pública e também das entidades conveniadas.

E, para finalizar as atividades da campanha, dos dias 23 a 27 de maio as equipes técnicas da Assistência Social visitarão as escolas municipais para conscientizar os alunos de forma mais ampla, levando mais conteúdos informativos e didáticos.