MAIS DE 50 VEÍCULOS ABANDONADOS NAS RUAS DE EXTREMA SÃO ALVOS DA FISCALIZAÇÃO POR APRESENTAREM RISCOS À SAÚDE PÚBLICA E A SEGURANÇA DO MUNICÍPIO

Os proprietários foram notificados e terão cinco dias para remover o veículo para um local adequado e particular, evitando o guinchamento e a imposição de...

MAIS DE 50 VEÍCULOS ABANDONADOS NAS RUAS DE EXTREMA SÃO ALVOS DA FISCALIZAÇÃO POR APRESENTAREM RISCOS À SAÚDE PÚBLICA E A SEGURANÇA DO MUNICÍPIO

Os proprietários foram notificados e terão cinco dias para remover o veículo para um local adequado e particular, evitando o guinchamento e a imposição de multa

Agentes da Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria de Obras, realizaram o mapeamento e emissão de notificação expressa nos carros abandonados em vias públicas ou em terrenos baldios de Extrema, sendo notificados ao todo cerca de 50 veículos.

A ação, proposta com o consentimento do 59º BPM, foi gerada devido à preocupação a um grave problema de saúde pública que afeta o município, já que o abandono de veículos oferece condições propícias para a proliferação dos vetores de doenças, além de impactarem negativamente o meio ambiente, a segurança e a qualidade de vida da população.

De acordo com informações das equipes de saúde, os agentes emitiram e fixaram nos para-brisas de 50 veículos em estado de abandono, uma notificação de irregularidade ao proprietário, dando o prazo de 5 dias úteis para que o veículo seja encaminhado a um local adequado e particular e caso o responsável não cumpra essa determinação, o veículo será guinchado ao pátio credenciado.

RISCOS À SAÚDE PÚBLICA E TRANSMISSÃO DE DOENÇAS

O abandono de veículos favorece o acúmulo de água parada e atraí criadouros da Aedes Aegypti, tornando ainda abrigo de roedores, baratas e escorpiões, o que dissemina doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Maculosa, Leptospirose e Hantavirose.

RISCOS AMBIENTAIS

Carros abandonados frequentemente apresentam vazamento de fluídos tóxicos, como óleo lubrificante, combustível e fluído de arrefecimento, substâncias que podem contaminar o solo e lençóis freáticos, gerando impactos ambientais de longo prazo.

RISCOS À SEGURANÇA PÚBLICA

Além dos impactos sanitários e ambientais, veículos abandonados contribuem para o aumento da criminalidade, pois podem ser utilizados como esconderijo para atividades ilícitas, incluindo o tráfico de drogas e roubos. Além disso, a estrutura corroída e pontiaguda desses automóveis representa um risco físico, podendo causar ferimentos graves, cortes e infecções em crianças e transeuntes que entrem em contato com o veículo.

Conteúdos Relacionados