Reformas e ampliações de unidades escolares proporcionarão ambientes modernos e acolhedores aos alunos da rede municipal

19/06/2024

Os projetos têm o objetivo de garantir ainda mais desenvolvimento educacional à população e reforçam o compromisso da Prefeitura com a educação de qualidade oferecida no município

Além da construção de novas unidades escolares, a Prefeitura de Extrema também zela pelos prédios que marcaram a Educação de Extrema, como é o caso da escola e do CEIM Profª Noêmia de Medis Pereira e dos CEIMs Professora Odila Azevedo Marques Paiva e Maria Aparecida Egídio. Com a execução de reformas e ampliações, a capacidade de atendimento dos edifícios será expandida de modo a acompanhar o crescimento populacional de Extrema e modernizar a infraestrutura das unidades.

Ampliação da Escola Municipal Noêmia de Medis Pereira

Atualmente a unidade de Ensino Fundamental é composta por apenas um pavimento, que possui 7 salas de aula, biblioteca, amplo refeitório, salas administrativas (diretoria, secretaria, sala para psicopedagoga e psicólogo), bem como salas de apoio (despensa, sanitários, DML, almoxarifado adaptado e cozinha).

A reforma contemplará a construção do segundo pavimento, que contará com mais 7 salas de aula e 2 sanitários. Ampliados, o refeitório, cozinha e as salas de apoio comportarão mais alunos; serão executadas ainda a brinquedoteca, sala dos professores; auditório de 222,36 m², uma quadra de 566,96 m² com cobertura metálica e um amplo pátio descoberto com playground, que serão compartilhados com o CEIM.

Após a reforma e ampliação, a unidade possuirá 2.370,19 m² de área construída e passará a atender 730 crianças, 240 a mais do que o oferecido atualmente.

Ampliação do CEIM Noêmia de Medis Pereira

Implantado na mesma área da escola, com acesso entre as unidades, o CEIM possui 483,02 m² de área construída e apenas um pavimento, sendo 2 salas para mini maternal, 2 berçários, 2 salas para pré-escola, 1 maternal, uma sala para lactário, salas de apoio (rouparia, lavanderia e sanitários).

Além da reforma do prédio antigo, que visa reorganizar as salas, será realizada a construção de um novo pavimento. Desse modo, a unidade será composta por 3 salas para berçário, 2 salas para mini maternal, 2 salas para maternal, 5 salas para pré-escola, brinquedoteca, sala de vídeo, salas administrativas e de apoio.

Com área total de 1.613,49 m², sendo 1.130,47 m² de ampliação, o CEIM terá capacidade para atender 490 crianças.

Reforma e construção de novos espaços no CEIM Profª Odila Azevedo Marques Paiva

A infraestrutura do CEIM é formada por 3 pavimentos: o térreo é composto por 7 salas de aula, lactário e salas administrativas (sala dos professores, secretaria e diretoria); já o pavimento superior é composto por 2 salas de aula, 3 berçários, lactário, amplo refeitório, sanitários, cozinha, lavanderia e salas de apoio. O terceiro pavimento é composto por 3 salas de aula, banheiros e parquinho de areia.

Após a reforma, o térreo será composto por 7 salas de aula, 1 sala de multiuso, sala dos professores, salas para orientação pedagógica e psicologia, sanitários, sala para diretoria e secretaria. No pavimento superior haverá 4 salas para berçário, 2 salas para pré-escola, 3 salas para maternal, amplo refeitório, cozinha e salas de apoio, além de sanitários, lavanderia e rouparia.

Devido aos 667,52 m² de ampliação, totalizando 1.984,86 m² de área construída, a capacidade de atendimento vai aumentar de 420 para 560 crianças, garantindo educação de qualidade para mais alunos da Rede Municipal de Ensino.

Reforma e ampliação do CEIM Profª Maria Aparecida Egídio

A estrutura atual da unidade é composta por um pavimento, composto por 2 blocos, sendo o principal deles com 11 salas, que contemplam pré-escola, maternal, mini maternal, berçário, além dos espaços administrativos e complementários. O bloco 2 possui uma área maior onde estão localizadas a cozinha e salas de apoio ao funcionário.

Com a conclusão das obras, o CEIM terá 3 blocos, sendo o primeiro com dois pavimentos, formado por copa, sala de descanso, almoxarifado e sala dos professores, enquanto o térreo se transformará em um auditório.

No bloco principal, o espaço será reorganizado, com 4 salas de pré-escola, 2 de maternal, 3 de mini maternal, além das salas de apoio, como sanitários, cozinha, lavanderia, refeitório, almoxarifado, salas administrativas (diretoria, secretaria, psicologia) e uma brinquedoteca.

Ampliação, o terceiro bloco contará com 6 salas para berçário (com solários), sanitários, cozinha e refeitório. Na área externa haverá ainda pátios descobertos e um amplo estacionamento. A área total da construção será de 1.861,98 m², sendo 578 m² apenas de ampliação e o restante de reforma e adaptação.

Manutenção das unidades

Além destas ações, as unidades escolares de Extrema passam por um trabalho planejado de manutenção corretiva e preventiva em todos os prédios e escolas municipais, de modo a assegurar comodidade e segurança necessárias aos processos de ensino e aprendizagem.

No momento, as ações são realizadas nas unidades CEIM Profª Irene de Cunto Martins e a E. M. José Sebastião Morbidelli, mas outras unidades como as escolas municipais João Batista de Morais Filho, Profº João Orsi de Moraes, Osvaldo de Oliveira, Noêmia de Medis Pereira, Padre Adolfo Fabbri (Raio de Sol), as EMETIs Profº Celso Luis Ferreira Pó, Heili Mozar Simões e a sede da Secretaria Municipal de Educação também já passaram por melhorias.