Qualidade do leite é tema de palestra realizada com os produtores do bairro do Salto em Extrema

25/10/2021

O setor de agricultura e Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoveu o encontro e citou ainda as principais ações do Serviço de Inspeção Municipal

No último dia 18 de outubro, um importante encontro reuniu 8 produtores de leite da cidade e três representantes do Serviço de Inspeção Municipal no bairro Salto do Meio, além de contar ainda com a presença da chefe do setor. A capacitação teve como temática a higiene de ordenha, diagnóstico visual de mastite (infecção da glândula mamária da vaca) e análises laboratoriais do leite in natura, a fim de que o produtor obtenha uma qualidade do leite adequada para consumo.

O recente projeto do SIM busca abrangência na comercialização dos produtos para fora do território do município de Extrema, contudo, para que isso seja possível é necessário aderir às exigências do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). O SISBI-POA é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento responsável por padronizar os procedimentos, a fim de avaliar a qualidade do produto e garantir a segurança ao consumidor.

Durante esse encontro foram abordados diversos tópicos referentes à higiene durante o manejo de ordenha e transporte do leite. Foram mencionados ainda testes de avaliação laboratorial da qualidade do leite: contagem de células somáticas (que detecta infecção da glândula mamária da vaca – mastite) e a contagem bacteriana total (que detecta contaminação do leite por bactérias, devido à falta de higiene durante a coleta do leite e/ou falha na refrigeração).

O intuito do encontro foi orientar os produtores sobre a necessidade dos exames de saúde realizados nas vacas e dos testes laboratoriais realizados no leite, para que estes profissionais tenham uma maior segurança contra doenças que podem ser transmitidas ao homem através do leite. É importante ressaltar que os exames de verificação da qualidade do leite são exigidos por lei, para preservar a saúde pública (proteção do consumidor).