Projeto de revitalização da Avenida Nicolau Cesarino trará modernidade, turismo e incentivo comercial para Extrema

03/07/2024

A via é a principal responsável por organizar e conectar o fluxo entre as regiões, ligando as zonas norte e sul da cidade

Segundo o Censo Demográfico 2022, Extrema é a cidade que mais cresceu em Minas Gerais, gerando não apenas o aumento populacional, mas também a necessidade de adequação das vias. Neste sentido, a Prefeitura de Extrema realizará a revitalização da Avenida Nicolau Cesarino, que une os principais acessos da cidade e tem um papel fundamental para a mobilidade urbana municipal.

Antigo trecho da Rodovia Fernão Dias, a Avenida Nicolau Cesarino é uma peça essencial no desenvolvimento e o crescimento da cidade de Extrema: com 5km de extensão e 7 rotatórias, trata-se de uma via estruturadora por onde são traçados os acessos para os principais bairros, sendo o primeiro contato dos turistas com o município.

Revitalização

A nova proposta urbanística engloba melhorias em toda a infraestrutura, proporcionando conforto, segurança e melhores condições de trafegabilidade aos usuários, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres. O projeto considera a adequação das calçadas, equipamentos e sinalização viária, bem como o alargamento nos trechos onde houver a possibilidade, novos paisagismos, ciclovias, canteiros, iluminação especial para pedestres e renovação do sistema de drenagem pluvial.

Estabelecendo uma linha prioritária de planejamento urbano, o trabalho visa estimular o desenvolvimento de pequenos comércios, restaurantes, bares, serviços e conveniências ao longo da avenida, de modo a distanciar essa região de seu passado rodoviário e das atividades pesadas dos centros de distribuição.

Parque Linear Rio Jaguari

Um destaque do projeto é a criação do Parque Linear Rio Jaguari, que se transformará em um grande eixo articulador de turismo e lazer e atraindo pessoas para a cidade. O projeto representará um diferencial na qualidade de vida dos moradores, comparável apenas às cidades europeias, e possibilitará dinamismo econômico ao município.

Ligação da Nicolau Cesarino com a João Gilli Neto

Outro aspecto interessante do projeto é o desenvolvimento do novo sistema viário “Avenida Vicente Paiva Machado – Vicente Tropeiro”, que já está em andamento e vai ligar a Avenida João Gilli Neto à Nicolau Cesarino, na altura do trecho do portal norte. O trabalho já se encontra em etapa de terraplanagem, com recente conclusão da parte estrutural da ponte. SAIBA MAIS

Portais

Ligando os dois extremos, a Nicolau Cesarino também conecta ambos os portais, sendo o sul, com acesso pela Fernão Dias, vindo de São Paulo, e o norte, com entrada para quem chega sentido Minas Gerais. Entendendo que, além de ser um cartão postal de boas-vindas, os pórticos também precisam ser funcionais, a nova proposta vai refletir a contemporaneidade e o desenvolvimento da cidade.

Mesclando mineiridade e modernidade, as estruturas serão construídas com materiais marcantes no estado de Minas Gerais, como o concreto, o aço corten e as pedras naturais. Além disso, a rotatória anterior ao pórtico sul será marcada por recortes que representarão as silhuetas das montanhas de Extrema, criando a sensação de movimento para quem a contornar.

Além do mais, os portais também terão pisos de traçado geométrico em concreto drenante, intercalados com espelhos d`água, jardins naturalistas e muros de pedras inclinados, que buscam dar o foco ao pórtico. O paisagismo será composto por ipês, quaresmeiras, arecas bambu, palmeiras imperiais e sapucaias.

Outro detalhe importante são os edifícios com espaço administrativo, sanitários convencionais/PNE e copa, estacionamento rotativo para veículos, PNE e motocicletas, presentes em ambos os portais. O entorno contará com calçadas amplas e elementos instagramáveis para uso tanto dos turistas quanto dos moradores.