Produtores rurais cadastrados ao SIM de Extrema passam por avaliação de qualidade do leite

29/04/2022

O Serviço de Inspeção Municipal realizou a primeira coleta de leite de 10 propriedades rurais e laticínios, presentes no município, para utilizar para análise laboratorial de qualidade

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Extrema (SIM), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, realizou durante este mês de abril, a coleta de amostras de leite cru de 10 propriedades rurais e laticínios cadastrados no SIM.

Ao todo foram coletadas três amostras de leite de cada propriedade, o que consiste em 120 ml de leite (amostragem total). Essas amostras são enviadas para um laboratório especializado, a fim de avaliar a qualidade do leite, obedecendo ao disposto na Instrução Normativa nº76/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Clínica do Leite (ESALQ/USP – Piracicaba/SP) é um laboratório especializado em análise de leite e credenciado pelo MAPA, no qual cumpre todos os requisitos dos melhores laboratórios de análise de leite do mundo. A empresa firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Extrema e realizará mensalmente a análise de leite coletada pela equipe do SIM, sem custos para os produtores rurais.

O laboratório realiza cinco análises diferentes, sendo eles:

Contagem de Células Somáticas (CCS): indica a saúde da glândula mamária das vacas leiteiras e a ocorrência de mastite;

Contagem Bacteriana Total (CBT): avalia a qualidade microbiológica do leite, sendo que o resultado fornece indicadores dos cuidados de higiene na obtenção e no manuseio do leite na fazenda. Altas contagens indicam falhas na limpeza dos equipamentos, na higiene da ordenha e/ou problemas na refrigeração do leite;

Composição do leite: são avaliados os teores de gordura, proteína, lactose, sólidos totais e extrato seco desengordurado presentes no leite;

Crioscopia: o objetivo desta análise é detectar a fraude por adição de água ao leite;

Resíduos de antibióticos: a presença de resíduos de antibióticos representa a principal contaminação química no leite. O leite com antibióticos é considerado impróprio para o consumo, representando riscos para a saúde, além da possibilidade de interferir na produção de iogurte e queijos maturados, por exemplo. Por isso, o pecuarista deve ter atenção em obedecer ao período de carência dos medicamentos utilizados nas vacas.

Para cadastrar o seu estabelecimento no SIM e obter mais informações, procure o Departamento de Agricultura e Pecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Maestro Benedito Coutinho, número 23 ou entre em contato pelo telefone: (35) 3435-6403.