Ponto de atendimento da Receita Federal será inaugurado em Extrema no dia 25 de setembro

22/09/2023

O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) funcionará na Gerência de Fazenda da Prefeitura Municipal e oferecerá diversos serviços do órgão federal

No dia 25 de setembro (próxima segunda-feira) será inaugurado o primeiro Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal no município de Extrema, que passará a atender a população nessa data (25) a partir das 12h, dentro do espaço físico da Gerência de Fazenda e Geoinformação (setor de Arrecadação Fazendária), localizado na sede da Prefeitura Municipal que fica na Praça dos Três Poderes.

O PAV é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com os municípios que busca oferecer atendimento aos cidadãos em sua própria cidade, sem que precisem se deslocar até as agências e centros de atendimento ao contribuinte da Receita Federal em outros municípios.

Em Extrema, o PAV disponibilizará os seguintes serviços:

. CAEPF – Inscrição, Baixa, Cancelamento ou Alteração de Dados;

. CAFIR – Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação;

. CNO – Inscrição*;

. Consulta Pendência Fiscal e Cadastral*;

. Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física, Restituição e Situação da DIRPF;

. Cópia de Processo*;

. Cópia de Declaração e Comprovante de Rendimentos*;

. CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização;

. Emissão de Documentos de Arrecadação – DARF e GPS;

. Procuração RFB;

. Protocolo de Documentos*;

. Protocolo de Documentos – CNPJ – Inscrição, Alteração e Baixa*;

. Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação – REDARF/ RETGPS*.

* Serviço com limitação para Pessoa Jurídica

Obs.: a lista de serviços oferecidos poderá ser revisada quando da oferta de novos serviços nos canais virtuais.

O atendimento será realizado por um servidor da Prefeitura de Extrema, que irá avaliar as solicitações do contribuinte, prestar as orientações e, caso seja necessário, encaminhar os documentos, por processo digital, para que a Receita Federal conclua o atendimento.

Assim como ocorre com todos os serviços da Gerência de Fazenda Municipal, o atendimento do PAV será feito de segunda a sexta-feira, presencialmente das 12h às 17h, e por telefone e e-mail das 08h às 17h – pav.atendimento@extrema.mg.gov.br / (35) 3435-5601 / (35) 3435-5446.