• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • O mês de outubro chega a Extrema trazendo a cor rosa para alertar quanto aos cuidados do câncer de mama

O mês de outubro chega a Extrema trazendo a cor rosa para alertar quanto aos cuidados do câncer de mama

01/10/2021

Compartilhe:

Chegou à vez da Atenção Primária de Extrema se atentar para a saúde da mulher e em mais um ano a Secretaria de Saúde trabalhará massivamente com a campanha de maior impacto entre as mulheres de 40 a 69 anos: a Campanha Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama.

Todas as Unidades de Saúde já disponibilizam profissionais de nível superior para realizar uma primeira teleconsulta, teleatendimento ou a anamnese, que nada mais é que uma entrevista presencial entre o médico e o paciente no consultório, na qual são realizadas perguntas específicas para se chegar ao diagnóstico de uma doença. Outro método de exame oferecido às mulheres e também aos homens é o preenchimento da Requisição de Mamografia e posteriormente o procedimento da mamografia aos pacientes a partir dos 40, assim como a coleta de citopatólogico do colo uterino na idade fértil de 25 a 64 anos.

Se identificado o câncer, o paciente será submetido a exames de controle com acompanhamento dos especialistas ou o médico da família. O próximo passo seria o procedimento de rastreio da alteração através do exame de biópsia ou a ultrassonografia da mama, que é um exame capaz de analisar minuciosamente pequenas lesões que são difíceis de observar. Dependendo do grau elevado das alterações, será necessário encaminhar o paciente a mastectomia e ao tratamento oncológico.

A mastologista e recém-chegada na cidade, Dra. Danúbia Andrade, explica os maiores desafios do paciente que é diagnosticado com câncer de mama e os principais cuidados que devem ser prosseguido: “O maior desafio do paciente oncológico continua sendo o diagnóstico. Apesar do câncer de mama ser uma neoplasia maligna de alta incidência entre as mulheres, infelizmente os casos diagnosticados chegam ao atendimento especializado em estágios avançados. A possibilidade de uma mulher apresentar câncer de mama durante a vida é de 12,5%, ou seja, uma em cada oito mulheres desenvolverá a doença ao longo de suas vidas. Não existe uma prevenção específica para a doença, desta forma todos os esforços dos serviços de saúde são para realização do diagnóstico precoce e tratamento otimizado. Sabemos que a Prefeitura Municipal de Extrema conta com profissionais de saúde (médicos de família e ginecologistas) que realizam o rastreamento populacional da neoplasia, assim como atendem demandas específicas de queixas mamárias e encaminham os casos que requerem uma atenção especializada para o atendimento com a Mastologia. Nesse primeiro momento o ambulatório de Mastologia se propõe a dar agilidade na avaliação clínica, imaginológica e anatomopatológica dos casos suspeitos, diagnosticando precocemente e direcionando os pacientes para o tratamento específico no centro de referência em Oncologia. Quando não há suspeição para malignidade ou o tratamento específico já foi realizado, é possível manter o acompanhamento desses pacientes na própria rede de saúde municipal”, finaliza a mastologista.

Se cuide e aproveite o ensejo desta campanha para dar atenção à sua saúde e em especial, as suas mamas. Para mais informações, entre em contato na Unidade mais próxima da sua casa ou acesse: https://bit.ly/3kNt7qO e obtenha mais informações de endereços e horários disponíveis.