NOTA EXPLICATIVA | VACINAÇÃO COVID-19

21/04/2021

Na data de ontem, 20/04/21 o Município de Extrema recebeu 640 primeiras doses da vacina contra a Covid-19, sendo 70 da Coronavac: 10 doses para profissionais de segurança pública, 40 para idosos e 20 para trabalhadores da saúde e 570 primeiras doses da AstraZenica destinadas a idosos. Também recebeu 310 segundas doses da Coronavac: 270 para idosos e 40 trabalhadores da saúde. Acontece que segundo informado pelo Programa Nacional de Imunização, essas vacinas para idosos deveriam ser direcionadas àqueles com 65 anos ou mais, porém Extrema têm recebido poucas doses e como não conseguiu atingir 100% dos idosos da faixa etária anterior, continuará vacinando de 67 anos ou mais, até que essa faixa seja totalmente vacinada.

O critério que o Estado está usando em relação à distribuição de vacinas tem base nos dados do último IBGE de 2010, e como o censo não foi realizado no ano passado, os dados estão defasados e as cidades com altas taxas de crescimento populacional são prejudicadas, porém a cidade segue a orientação da Regional de Saúde, em que se faz necessário a cobertura de 100% em cada faixa etária estipulada e o Estado está buscando meios para atender a demanda de Extrema. Informamos também que a quantidade real de doses necessárias para atingir totalmente ao público informado está sendo regularizada junto à Superintendência e que o grupo prioritário será atingido por completo.

Exemplificando: para Extrema alcançar 100% de idosos de 65 anos ou mais imunizados contra a Covid-19, seria necessário receber mais 818 doses para completar o número de pessoas da população referida. Esse número comprova o déficit que a cidade tem enfrentado em relação à vacinação.

Frente a esse cenário a Prefeitura de Extrema pede a compreensão de todos e reafirma seu compromisso para que essa situação seja normalizada em breve.

Informamos que todos receberão as doses, caso alguém fique sem se vacinar durante a semana, informe a Unidade de Saúde pela qual é atendido, que em breve será resolvido.

Agradecemos sua compreensão!