13/03/2022

Na data de hoje, 13 de março, a Prefeitura de Extrema foi surpreendida com uma publicação da Prefeitura de São Thomé das Letras, a qual informava que a Secretaria de Assistência Social de Extrema teria deixado moradores de Extrema na cidade de São Thomé das Letras, portanto a Secretaria de Assistência Social de Extrema vem a público esclarecer os fatos:Um grupo familiar, composto por 3 pessoas, chegou em Extrema no dia 10/03 e estava acampado no canteiro da Av. Nicolau Cesarino, próximo à rodoviária. Durante a mesma manhã foi abordado pela equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para colher as informações e identificar os interesses do grupo. Neste contato foi solicitado apoio dos mesmos para encontrar com familiares, entre Três Corações e São Thomé das Letras (não havia endereço específico, por ser Zona Rural). Após acordo com a equipe, foi disponibilizado o transporte para levá-los até a localidade, entretanto, quando a equipe avançou, até a chegada no Portal de São Thomé das Letras, resolveu parar para identificar o local, já que já havia passado do local combinado e não encontraram ninguém. Quando o veículo estacionou para rever o percurso, foi decido pela equipe que como não havia nenhum familiar no trajeto combinado, o grupo retornaria para Extrema com a equipe. Nesse momento, os integrantes do grupo demonstraram agressividade e não aceitaram retornar. Afirmando que a decisão de permanecer era deles, já que eram maiores de idade. Não aceitaram nem ao menos ir até o centro da Cidade. Sendo assim, eles desceram do veículo e a equipe retornou para Extrema/MG, não foram em nenhum momento despejados, todos esses fatos podem ser comprovados pelo próprio grupo. No sábado 12/03, por volta das 17h, a equipe da Secretaria de Assistência Social de São Thomé das Letras, entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social de Extrema informando que o grupo acampou no local ao qual foi deixado. Imediatamente os responsáveis iniciaram as intervenções e troca de informações, uma vez que elas divergiam com as que que o grupo havia passado.Foi informado à Secretaria de Assistência Social de São Thomé das Letras que a Secretaria de Assistência Social de Extrema iria no mesmo dia (12/03) buscá-los e continuaria com as intervenções no município, e uma das servidoras informou que poderia buscá-los no dia 13/03, visto que havia sido disponibilizado um local para acamparem e que nenhum familiar havia sido localizado.A Secretaria de Assistência Social de Extrema saiu de Extrema, 7h30 de hoje, 13/03, chegando na cidade por volta das 10h30 e encontrando com a Assistente Social, que acompanhou até o local que o grupo estava abrigado. Chegando no local, os mesmos não estavam nas barracas, e foram encontrados na Cachoeira das Borboletas e orientados sobre a recondução dos mesmos para o Município de Extrema. E assim foi feito.O grupo familiar está a caminho de Extrema. A nota divulgada pela Prefeitura de São Thomé das Letras foi divulgada após a recondução e resolução do caso. Em nenhum momento a Prefeitura de Extrema se eximiu da responsabilidade do caso e repudia a transferência de vulnerabilidade. Durante todos os acontecimentos a equipe estava disponível e buscando a melhor e mais rápida forma de resolução do caso.Gostaríamos de deixar claro que a Secretaria de Assistência Social de Extrema preza muito por todos os indivíduos. Sendo ele morador da cidade ou não, o cuidado e respeito são os mesmos.