• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Mutirão de testes para detectar a Retinopatia será realizado no próximo sábado

Mutirão de testes para detectar a Retinopatia será realizado no próximo sábado

29/06/2022

Compartilhe:

A Retinopatia diabética é uma lesão da retina dos olhos causada por complicações do Diabetes Mellitus, associada ao mau controle da glicemia. Os sintomas costumam aparecer conforme a doença avança, alguns sinais são: visão embaçada, manchas pretas na visão, perda progressiva da visão periférica, entre outros. Essa lesão da retina pode causar cegueira total em alguns casos, por isso a prevenção é importante para portadores do diabetes.

A doença é detectada através da fundoscopia (exame do fundo de olho), onde é avaliado a presença e estágio da Retinopatia diabética. Esse exame deve ser realizado anualmente desde o diagnóstico do diabetes tipo 2 e após 5 anos do diagnóstico do diabetes tipo 1.

No próximo sábado (02), a Prefeitura Municipal de Extrema realizará o primeiro mutirão de testes de fundo de olho para diabéticos tipo 1, que já fazem o acompanhamento com a Rede Municipal de Saúde, com o intuito de detectar possíveis alterações decorrentes da doença que pode levar à cegueira.

Para fazer o exame, basta realizar o agendamento que está sendo feito pelas UBSs e também pelo Centro de Especialidades. No sábado, os exames serão realizados no próprio Centro de Especialidades Médicas, localizado na Rua 22 de julho, 343, Centro, das 08h às 12h.

Para mais informações, entre em contato com o CEM pelo (35) 99778-6576.