Mulheres Valentes: Um marco na luta contra a violência

06/08/2019

Mulheres Valentes é um projeto que visa o fim de qualquer tipo de violência contra a mulher. Começando a programação no dia 7 de agosto com a “Caminhada do Agosto Branco”, as ações que acontecerão ao longo do mês buscam conscientizar sobre o valor da mulher através do respeito e dignidade, colaborando para que mulheres vítimas de agressões tenham coragem de contar suas histórias e lutar pelos seus direitos.

Além da caminhada, a programação contará com a exibição do filme “Vidas Partidas”, buscando trazer uma reflexão sobre a prevenção contra o abuso e a violência doméstica. O longa-metragem conta a história de Graça e Raul, um casal que se apaixonam perdidamente, casam-se e tornam-se pais de duas meninas. Tudo vai bem, até que Graça avança em sua carreira, ficando Raul desempregado. Para não desequilibrar o relacionamento, Graça pede um favor a um amigo e ex-marido, que secretamente indica Raul a uma vaga de professor na Universidade, garantindo a ele um emprego. Porém, ao igualar-se financeiramente a Graça, Raul, gradativamente torna-se agressivo, praticando violência doméstica.

O destaque fica para o dia 20 de agosto, quando acontece um coquetel com a presença da atriz e modelo Renata Banhara, que, depois de sofrer agressões de seu ex-marido, passou a ser uma ativista na luta pelos direitos das mulheres, fundando a ONG SOS Mulheres. Renata Banhara também é uma das idealizadoras do Projeto Sentinelas do Bem, grupo que visita todos os finais de semana delegacias de polícia especializadas em crimes contra as mulheres. Eles acompanham os casos e dão assistência às vítimas.

A ideia do projeto nasceu dentro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher de Extrema, sendo o primeiro evento a ser realizado em total parceria Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Veja programação, clique aqui.