Extrema registra reclusão de dois autores que cometeram o crime de maus tratos aos animais neste mês de janeiro

28/01/2022

A antiga lei de 1998 sofreu uma recente alteração pelo diploma legal nº 14.064 de setembro de 2020 e tal dispositivo prevê agora uma pena de 2 a 5 anos de prisão pelo crime

Uma ação de fiscalização ocorreu no mês de janeiro em Extrema, na qual foram identificados 2 casos graves de maus tratos a animais, rendendo pela primeira vez no município, a reclusão de dois autores pelo crime inserido na lei 14.064/20.

Práticas cruéis contra os animais domésticos, tais como abandono e maus tratos, são recorrentes em Extrema e o número de cães e gatos recolhidos pelo Canil Municipal tem obtido um crescimento preocupante, já que somente em 2021 foram contabilizados 411 animais em estado de abandono no município.

Em busca de implantar uma legislação mais punitiva aos autores que cometem a criminalidade contra os animais, a antiga Lei 9.605/98 sofreu uma alteração pelo diploma legal nº 14.064 de setembro de 2020, com o intuito de criar, de forma bem mais qualificada, uma lei que melhor auxilie no combate à crueldade contra os animais. Tal dispositivo prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e vedação da guarda de animais.

Um dos animais que sofreram maus tratos estava trancado dentro de um compartimento, chorando, sem alimentação e todo sujo no mesmo ambiente das fezes e da urina. Agora o mesmo se encontra bem cuidado e sob guarda do Centro de Zoonoses até que o órgão gestor tome alguma decisão.

Sabemos que o ato de abandonar um animal ou maltratá-lo é crime e os traumas disso deixam várias cicatrizes na vida de um pet, por isso cuide e dê toda a atenção necessária ao seu animal de estimação: vacine, castre, não abandone, alimente corretamente e denuncie o abandono e os maus tratos aos animais através do 190.

Não deixe de programar uma visita ao Canil Municipal, através do Centro de Zoonoses, localizada na Rua Presidente Kennedy, nº 355 e ajude-nos a encontrar um novo lar e uma nova família para esses animais que estão no Canil e tanto precisam de carinho e atenção.