Extrema recebe da Universidade de Coimbra cópias de documentos de Thomaz Roby

07/01/2022

No mês de dezembro de 2021, a Prefeitura Municipal de Extrema, através da Secretaria de Cultura, recebeu do Arquivo da Universidade de Coimbra (Portugal) cópias de documentos relacionados a Thomaz Roby de Barros Barreto do Rego: ouvidor da Comarca do Rio das Mortes (Minas Gerais), o qual, em 1749, a partir de uma ordem de Gomes Freire de Andrade, fez uma demarcação dos limites entre a Capitania de Minas Gerais e o Governo de São Paulo.

Segundo a Divisão de História da Prefeitura de Extrema, o interesse que os munícipes demonstraram pela exposição virtual “O Morro do Lopo e a Demarcação de Thomaz Roby (1749)” e a força dessa demarcação foram fatores motivantes para contatar a Universidade de Coimbra para solicitar cópias de documentos sobre Thomaz Roby.

Através das cópias dos documentos relacionados a Roby será possível conhecer aspectos da vida acadêmica dessa figura histórica, que se formou em Cânones (1735) e em Leis (1738). A Prefeitura de Extrema manifesta sua gratidão à direção do Arquivo da Universidade de Coimbra e seus servidores.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, vem trabalhando desde 2017 para reunir e valorizar documentos relacionados à história de Extrema, e, nesse contexto, esta é mais uma ação importante para o município.

Foto: PT – Arquivo da Universidade de Coimbra – Universidade de Coimbra (F). Cota: IV-1ªD-1-2-16_fl_178. © AUC | Arquivo da Universidade de Coimbra.