Extrema inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos de idade

19/01/2022

A partir do dia 20 de janeiro o público infantil (portadoras de necessidades especiais e com comorbidades) serão imunizados no Ginásio Poliesportivo, a partir das 13h

A Regional de Saúde de Pouso Alegre encaminhou para o município 200 doses da vacina contra a Covid-19 destinada às crianças e, com a chegada dessa remessa a Secretaria Municipal de Saúde se organizou para abrir a primeira etapa da imunização infantil nesta quinta-feira (20), priorizando inicialmente as crianças entre 5 e 11 anos com deficiências e também as que apresentam comorbidades.

A campanha de vacinação terá um horário diferenciado, iniciando às 13h e se estendendo até às 20h e será realizada no Poliesportivo Gumercindo Luiz Pinto Monteiro, localizada na Av. Alcebíades Gilli (entrada pelo lado da piscina). Para se vacinar, a criança não pode ter tomado qualquer vacina nos últimos 15 dias e precisa estar acompanhada de um responsável que deverá apresentar um documento com foto e, além disso, será necessário que este leve os seguintes documentos: cartão do SUS, RG e CPF, laudo médico ou relatório médico (com CID) que comprove a comorbidade e a carteirinha de vacinação da criança.

*CID é a sigla utilizada para Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde e esta sigla aparece no laudo médico acompanhada de um número referente a classificação da doença ou problema diagnosticado. O relatório médico deve ser retirado em qualquer Unidade Básica de Saúde do Município durante o horário de funcionamento das 8h às 10h e das 13h às 15h.

Estão aptas para imunização crianças com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio III; hipertensão arterial estágios I e II como lesão em órgão-alvo; Insuficiência Cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensa; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta e dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down e cirrose hepática.

Como será feita a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina para maiores de 12 anos?

A aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose acontecerá normalmente na quadra de vacinação, ao lado da Sala de Vacina Central, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

Quando será liberada a vacinação para crianças sem comorbidades?

O cronograma para a vacinação das crianças sem comorbidades ainda não tem data definida, porém assim que novas doses forem encaminhadas para o município, a Prefeitura Municipal informará, por meio das plataformas digitais, as datas da futura aplicação.