Extrema contará com um espaço de referência para a educação inclusiva com atendimento integrado à saúde

28/06/2024

O atual Centro Municipal de Educação Especializada (CMEE) será ampliado e passa a ser Integrado, visando triplicar o número de atendimentos, ampliando de 200 para 600 alunos

O município de Extrema oferta há anos em sua Rede de Ensino Municipal o atendimento à educação inclusiva, através do AEE “Atendimento Educacional Especializado”, que está inserido dentro do espaço do Centro Municipal de Educação Especializada (CMEE). Em prol de se tornar um município de referência na educação inclusiva, a equipe da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Obras, está trabalhando em cima do projeto executivo de construção do novo Centro Integrado de Educação Especializada (CIEE).

De acordo com o projeto, o Centro contará com 11 salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas destinadas a atendimento psicológico e psicopedagógico, Ludoteca, salas de oficinas, espaço de estimulação sensorial, sala de música, área kids, acervo de jogos, áreas administrativas, sala dos professores, cozinha com refeitório, além de um auditório com capacidade para 76 pessoas e um amplo estacionamento.

Com área total de 2.971m², localizada em um terreno institucional do Loteamento Minas Verde no bairro Ponte Nova, o novo espaço será de grande utilidade para toda a população, atingindo especificamente crianças, jovens e adultos de todos os tipos de deficiência ou transtornos de aprendizagem, inclusive por ter um prédio completamente adaptado para esse público.

O projeto visa a junção das secretarias de saúde com a educação, cujo objetivo é implementar a parte pedagógica com o atendimento de psicologia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiólogo e neuropediatra, além dos serviços de psicologia escolar e psicopedagogia que já são oferecidos à população.

Centro Municipal de Educação Especializada

O atual Centro Municipal de Educação Especializada dispõe de recursos de acessibilidade, equipamentos e materiais pedagógicos e salas de recursos equipadas com Tecnologia Assistiva, o que auxilia na promoção da escolarização. Além disso, o Centro possuí uma equipe profissional composta por uma gestora escolar, uma gestora adjunta, uma orientadora pedagógica e uma psicóloga escolar, além de intérprete de libras e professores especializados. Hoje a equipe acompanha cerca de 200 estudantes, porém com a entrega do novo espaço, este número será ampliado para o atendimento de até 600 alunos.

A atual sede está localizada na Rua Benjamin Constant, 1001 e 1010 – Bairro do Agenor e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.