Exame de graduação de Muay Thai movimenta atletas do Projeto “Tatame Para Todos” em Extrema

25/06/2024

Ao todo mais de 20 atletas de três municípios tiveram a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos e movimentos que aprenderam ao longo dos treinamentos aplicados pelos mestres de Muay Thai, visando alcançar a mudança de faixa desejada

No último dia 16 de junho, aconteceu no ginásio do Extrema Futebol Clube mais uma importante etapa do projeto beneficente “Tatame Para Todos”, no qual foram promovidos testes de graduação aos alunos de Muay Thai, sendo concedidas a mudança de faixa para 24 atletas. Durante o evento, os atletas mostraram todo o seu progresso de liderança e comprometimento com o esporte, em uma verdadeira celebração de esforço, disciplina e superação.

Ao todo 5 atletas de Extrema tiveram sua evolução reconhecida no exame, mudando seu ‘Prajied’, que nada mais é do que uma “faixa”, o qual define o grau do aluno, sendo representada por uma “corda” que é colocada no braço esquerdo do praticante. O aluno Enzo Gabriel mudou para o Khan de ponta vermelha, os alunos Murilo Fernandes Roncon e Rihen Élvio Xavier avançaram para o Khan de ponta azul claro e os alunos Brayan Rodrigo e Bianca Azevedo Santos progrediram para o Khan vermelho.

O mestre e fundador do Centro de Treinamento ‘JP Thai’, João Paulo Moreira e o oficineiro e mestre de Muay Thai, sr. Jonathas Beraldo Pires, estiveram presentes neste evento para avaliar a performance dos alunos e observar a evolução deles de uma graduação para outra. Participaram do evento alunos e instrutores de outros municípios, tendo representantes também de Cambuí e Vargem.

Sobre o Projeto “Tatame Para Todos”

O Projeto “Tatame Para Todos” foi criado em 2013, a fim de aplicar gratuitamente aulas de Muay Thai para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As aulas ocorreram durante muitos anos, tendo uma paralização da ação em 2021, porém em janeiro deste ano, a Secretaria de Assistência Social assumiu a coordenação do projeto e retomou as atividades, passando a atender 25 alunos, entre crianças e adolescentes. Importante destacar que dentre os ex-participantes, se criaram professores que hoje exercem suas atividades em diversas cidades, inclusive em Extrema, caso este do Jonathas Beraldo Pires, atual oficineiro responsável pelas oficinas.

As oficinas acontecem todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 18h na Associação do Bairro Bela Vista. Aos interessados que queiram se integrar ao projeto, podem procurar o Cras Central, localizado na Praça Olinto da Fonseca, 12 – Centro ou entrar em contato pelo telefone: (35) 3435-5890.