Escola Municipal Profº João Orsi de Morais promove exposição de obras dos alunos do ensino fundamental

16/12/2021

Ao todo foram expostos 181 desenhos na escola e o intuito do projeto foi promover a apreciação das artes e a valorização desses talentosos alunos

Entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro, a Escola Municipal João Orsi de Morais promoveu uma provocação aos alunos através de uma questão: “A arte imita a vida ou cria projeções sobre como ela poderia ser?” A pergunta serviu de proposta e inspiração para os alunos, do ensino fundamental, criarem desenhos para uma exposição.

Os professores ofereceram um pedaço de cartolina para cada aluno que desejou participar da atividade e, a partir disso, uma série de criatividade foi retratada nas folhas, sendo que o resultado dessa atividade rendeu uma exposição de arte montada com o auxílio dos próprios alunos. Ao todo foram 181 desenhos expostos, com destaque para os animes, com mais de 50 obras sobre o tema. O retorno chamou a atenção dos professores, que podem, a partir dessa devolutiva, pensar em projetos que explorem a cultura asiática no Brasil.

A ideia dessa ação não era promover uma competição, mas uma apreciação e valorização destes alunos que mantém viva a manifestação artística na escola. Todas as obras foram etiquetadas e expostas nos murais da escola, apresentando o nome do aluno, série e nome da obra.

A exposição contou com a presença de alunos do 5º ano da EMETI Celso Luis Ferreira Pó, que foram conduzidos pelos artistas do 8º ano e apreciaram as obras de arte. A experiência foi tão produtiva que os alunos já aguardam por uma segunda edição, a fim de promover novas manifestações artísticas e reconhecer novos talentos juvenis.