Diante da gestão positiva no PNAE, CECANE presta assessoramento ao município

24/10/2019

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, CECANE, é uma parceira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, e que coordena diversos programas voltados para a área de educação no Brasil inclusive, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O CECANE presta assessoria e apoio técnico a nível nacional na área de alimentação escolar.

O assessoramento através da visita dos monitores promoveu diversas atividades com a participação dos atores sociais envolvidos no PNAE. Iniciando as ações no dia 21, foi realizada uma reunião com a presença da Secretária de Educação, das nutricionistas responsáveis pela alimentação da rede escolar municipal, diretoras, produtores rurais, representantes dos setores de compras, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O objetivo foi colher informações iniciais sobre a cerca dos processos que envolvem o PNAE.

A primeira atividade foi uma reunião realizada no dia 21, nas dependências da Prefeitura Municipal com atores envolvidos nos processos

Outra atividade de destaque foi o intercambio de saberes realizado na propriedade da agricultura familiar do município. Para isso, alunos do 8º ano da Escola Municipal Osvaldo de Oliveira, juntamente com responsáveis, visitaram uma propriedade rural no Bairro dos Pessegueiros, que fornece alface e cheiro verde as escolas de Extrema através do PNAE.

Alunos da E.M. Osvaldo de Oliveira participaram de visitação guiada em um propriedade da agricultura familiar do município

Ao longo dos 4 dias de apoio, as responsáveis técnicas acompanharam as rotinas no âmbito escolar contando com reunião com o nutricionistas, agente da EMATER e Conselho de Alimentação Escolar (CAE), realizando o levantamento de documentos para análise, além da visitação às escolas e cozinhas. Toda a assessoria gerou um relatório de orientação contendo tudo o que foi visto no município, finalizando as atividades com a formação dos envolvidos de Extrema e cidade vizinhas num encontro que aconteceu durante todo o dia 24, no Cine Teatro.

“A troca de experiência foi fundamental para conhecer a realidade do município, entender todo o processo de trabalho que valorizar o pessoal do campo e ao mesmo tempo, oferece alimentos que chegam às escolas com qualidade”, afirma Raphaela Mendes, representante do CECANE e Agente PNAE.