Dia D promove integração entre profissionais que atendem pessoas com Deficiências em Extrema

20/08/2021

Atividades práticas de equoterapia foram realizadas no Rancho Montana e ao todo 26 profissionais participaram do evento de integração

Em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência, a equipe de Atenção Primária à Saúde organizou um encontro de integração entre dois importantes serviços credenciados que prestam atendimento a este público, sendo o Centro de Integração Especial (Crie/APAE) e a equipe da Equoterapia.

No período matutino os profissionais se reuniram no Rancho Montana para observar e praticar o método terapêutico e educacional que utiliza cavalos para estimular o corpo e a mente. Este recurso trabalha a coordenação motora e o desenvolvimento muscular dos praticantes, através de várias atividades de manejo.

Em meio aos 125 pacientes atendidos mensalmente pela equipe da Equoterapia Rancho Montana, o fisioterapeuta Lucas de Lima afirmou a importância da integração entre os dois serviços: “O Dia D da pessoa com deficiência possibilitou que a nossa equipe vivenciasse algumas das atividades pedagógicas realizadas no CRIE. A oportunidade de desenvolver as interações práticas foi muito enriquecedora para nós, ampliando o conhecimento de todos os presentes e unindo as equipes que prestam serviços aos munícipes”, finalizou o profissional.

Já no espaço do Crie/APAE, 6 pedagogos da instituição apresentaram os projetos pedagógicos que estão sendo realizados 2 vezes por semana de forma presencial, além disso, na área da saúde outros profissionais também apresentaram as especialidades disponibilizadas: fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e neuropediatria. Segundo informações da instituição, no último semestre foram acolhidas 26 novas crianças, totalizando até o momento, o atendimento de 172 pacientes.

Os participantes compartilharam o histórico de evolução dos pacientes após os atendimentos e discutiram ainda sobre a conduta profissional de cada serviço, a fim de buscar mais conhecimento e melhorias no cuidado à Pessoa com Deficiência.

Dona Caroline, mãe do pequeno Arthur de 5 anos, relatou a grata experiência em vivenciar de perto os cuidados destes serviços aos autistas e é totalmente agradecida pelo empenho das equipes: “Representando todos os pais de crianças e adultos com deficiência, gostaria de agradecer de coração à Prefeitura de Extrema e todos os terapeutas e profissionais de saúde pelo carinho, atenção e respeito para com os nossos entes queridos, pois é através do tratamento terapêutico correto, realizado pelo Crie e pela equipe da Equoterapia, que percebemos claramente a evolução dos autistas e deficientes. Se nossas crianças se sentem bem, toda a família segue bem também.”

Esta semana especial do PCD se encerra neste dia 20 de agosto com a missão cumprida de reforçar a conscientização sobre os direitos da Pessoa com Deficiência e conhecer os serviços que são oferecidos para este público especial. Saiba mais em: https://www.extrema.mg.gov.br/noticias/prefeitura-de-extrema-realiza-semana-da-pessoa-com-deficiencia-entre-os-dias-16-e-20-de-agosto/