Com monumento do Cristo, Complexo Ajuruoca promete fomentar o turismo em Extrema e região

25/06/2024

Projetada por um artista renomado no Brasil e no exterior, a escultura terá 33 metros de altura e será uma homenagem à cidadã honorária falecida no último dia 20, Albertina Barbosa

O Bairro Ajuruoca receberá um imponente complexo que visa consolidar Extrema como um dos principais destinos turísticos do Sul de Minas Gerais, em especial do turismo religioso. Com a execução do Portal da Serra, mais as 14 estações da Via Sacra, Estrada Turística, monumento do Cristo e um amplo estacionamento, o projeto da Secretaria Municipal de Turismo promete ampliar a atratividade turística e diversificar a economia, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, bem-estar e lazer dos munícipes.

Via Sacra

Com o intuito de evitar grandes movimentações de terra, alcançar o desnível da superfície da Ajuruoca e fazer bom uso da topografia local, o percurso da peregrinação da via sacra traz em sua proposta o uso de escadarias. Nas áreas de descanso e reflexão presentes, os totens explicativos vão disponibilizar ao público informações acerca de cada uma das 14 estações representadas pelo caminho.

Parte do rito da Paixão de Cristo, a via sacra recorda o caminho sagrado percorrido por Jesus, bem como seus sofrimentos antes da crucificação. As 14 estações são compostas por: 1- Jesus é condenado à morte; 2- Jesus carrega a cruz às costas; 3- Jesus cai pela primeira vez; 4- Jesus encontra a Sua Mãe; 5- Simão de Cirene ajuda Jesus; 6- Verônica limpa a face de Jesus; 7- Jesus cai pela segunda vez; 8- Jesus encontra as mulheres de Jerusalém; 9- Jesus cai pela terceira vez; 10- Jesus é despojado de Suas vestes; 11- Jesus é pregado na cruz; 12- Jesus morre na cruz; e 13- Jesus é descido da cruz; 14- Jesus é sepultado.

Monumento do Cristo

Ao final da via sacra, se encontrará uma esplanada com áreas livres que podem ser utilizados futuramente para eventos e demais atividades, bem como mirantes de contemplação da paisagem, praças e uma estação funicular. O destaque, no entanto, é o Cristo, que, de braços abertos e localizado no alto do complexo, abençoará toda a cidade de Extrema.

O monumento terá 33 metros de altura, sendo 3 metros da base de alvenaria (concreto) e 30 de escultura. Ao todo, o trabalho terá 120 toneladas de chapa de aço inoxidável, 20 toneladas de aletrodo inox, 5 toneladas de eletrodo duro 70×13 e vigas de aço.

O responsável pelo desenvolvimento do projeto, que vai marcar o turismo extremense, é o escultor Gilmar Pinna, autodidata com mais de 50 anos de experiência que difundiu suas obras no Brasil e no exterior. Em seu catálogo artístico, Pinna coleciona prêmios e esculturas que marcaram a história de municípios, como é o caso do monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

É importante destacar que o monumento turístico do Cristo será uma homenagem à cidadã honorária extremense D. Albertina Coutinho Barbosa, na forma do Decreto Legislativo nº 92, de 26 de novembro de 2012, honraria que se estenderá na forma e condições previstas na legislação em vigor.

Falecida aos 105 anos no último dia 20 de junho, D. Albertina foi a mais célebre benzedeira da cidade, tendo abençoado por mais de 80 anos aqueles que a procuravam, sem nunca fazer qualquer distinção. A mulher, considerada por muitos como “santa” solicitou a construção de um cruzeiro que ficasse num local bem alto para que, segundo ela, todas as bênçãos recaíssem sobre Extrema.

Portal da Serra

A fim de refletir a contemporaneidade e o desenvolvimento de Extrema, o Portal da Serra é uma versão simplificada de modo a dar maior visibilidade a monumentalidade do Cristo. Composto por materiais com identidade marcante em Minas Gerais, como aço corten e pedras naturais, o local contará com um edifício de apoio com espaço administrativo, sanitários convencionais/PNE e estacionamento rotativo para veículos, PNE e motocicletas.

Com o entorno formado por calçadas amplas, espelho d’água com uma cruz em aço corten e paisagismo em ipês, quaresmeiras, arecas bambu, palmeiras imperiais e sapucaias, o espaço será um atrativo instagramável. Além disso, o local contará com pisos traçados geométricos em concreto drenante que se intercala com espelhos d’água e jardins naturalistas, bem como muros de pedra que, além de completarem a paisagem, servem de arrimo de contenção do solo.

Vale destacar que a via existente será preservada para o acesso das casas e que será criada uma rua principal, que contará com uma rotatória anterior ao pórtico que vai contribuir para a organização do fluxo de veículos que visitarem o complexo.

Estrada Turística

A Estrada Turística será mais um dos atrativos ligados à construção do Complexo Ajuruoca: com 4,40km de extensão, a via terá sua partida do Portal da Serra e se estenderá até a torre de comunicação na Serra do Lopo. Destinado principalmente à passagem de veículos, a estrada terá aproximadamente 6 metros de largura e será inteiramente executada com piso intertravado paver tipo 6 faces.

Outros projetos

Além dos projetos citados acima, é importante destacar que também faz parte do complexo turístico o Parque da Ajuruoca “Pedro Antônio Fabiano”, que vai revitalizar o espaço usado no passado para recreação e lazer da população. O parque vai valorizar a beleza natural local e será composto por duas edificações com área para café, lojas, sanitários, restaurante, memorial, entre outros. SAIBA MAIS