Cercado da Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida recebe benfeitoria para as festividades de 12 de outubro

08/10/2019

Construída no ano de 1920, a Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o bem cultural material imóvel mais antigo de Extrema e esta localizado no Bairro Salto do Meio, na Estrada do Salto. Devido a sua grande importância cultural para a cidade, em 01 abril de 2008 a Prefeitura Municipal declarou a capela como Patrimônio Cultural de Extrema, integrando um dos 7 bens tombados do município, além de ser representada no logo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Extrema (COMPACE).

Para manter sua integridade, sua estrutura original de pau a pique foi reconstruída, ganhando pinturas sacras no altar e nas laterais. Na última semana, mas uma benfeitoria foi realizada. O cercado da capela recebeu novo madeiramento e pintura na cor branca, para acompanhar o padrão estético.

Os serviços foram um pedido da comunidade que foi atendido pelo COMPACE em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo. Agora, a capela esta pronta para as comemorações do dia 12 de outubro, quando é celebrado no Brasil e em diversos países de influência católica o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

Há cerca de 2 meses a estrada que dá acesso à capela também recebeu intervenções da prefeitura. A antiga ponte de madeira próxima a igreja foi substituída por 20 aduelas de concreto armado, o que melhorou e trouxe mais segurança às pessoas que circulam naquela região.