Centro de Controle de Zoonoses intensifica campanha pet voltado para os cuidados aos animais mais idosos

11/02/2022

A campanha requer chamar a atenção da população que possui pet em casa para conscientizar e ajudar na prevenção de doenças incuráveis dos animais de estimação

No segundo mês do ano o calendário pet do Centro de Controle de Zoonoses concentra sua atenção para os cuidados da saúde daqueles animais mais idosos que sofrem com a passagem do envelhecimento, além de intensificar sobre as doenças neurodegenerativas (doenças que atacam o sistema nervoso).

Assim como os humanos, os animais enfrentam problemas relacionados ao envelhecimento e essa fase requer uma atenção redobrada dos tutores, já que em muitos casos a relação com os animais domésticos fica comprometida em razão das alterações fisiológicas e comportamentais, tendo o tutor a responsabilidade de algumas funções, tais como levantar a tigela de comida, forrar o piso com tapetes antiderrapantes, instalar rampas e luzes noturnas e medicar os animaizinhos durante o dia e a noite.

O envelhecimento não é um processo patológico, mas sim um processo natural e progressivo dos estágios da vida, desde a concepção até o desenvolvimento e isso precisa ter aplicação prática na rotina veterinária. Claro que as doenças neurodegenerativas surgem e acabam comprometendo a saúde destes animais, afetando a função cerebral e levando o animal ao esquecimento.

A disfunção tende a ser perceptível e os animais apresentam os seguintes sinais:

• Mudanças bruscas de comportamento;
  • Ansiedade/ Inquietação;
  • Desorientação: o pet fica confuso em ambientes familiares;
  • Não reconhece pessoas familiares;
  • Vocalização excessiva, especialmente à noite;
  • Esquece-se dos comandos básicos e treinamentos que seguiu a vida toda;
  • Faz as necessidades em locais inadequados;
  • Aparição de novos medos e fobias;
  • Intolerância a brincadeiras e atividades, em geral.

As alterações comportamentais estão entre os sinais mais precoces nos cães, por isso fique atento às mudanças e acione o médico veterinário de sua confiança para tratá-lo e diagnosticá-lo.

Infelizmente, com a aparição destes sinais, muitos tutores não sabem como lidar com a situação e acabam abandonando o seu pet em locais públicos ou distantes de casa, despachando um chamado “fardo” para o órgão municipal resolver ou uma pessoa de bom coração acolher. Essa situação é muito presente em Extrema, já que o Canil Municipal de Extrema acolhe muitos cachorros e gatos mais idosos e que precisam de cuidados especiais. Ajude-nos a proporcionar um novo lar e uma nova vida digna para estes animais e adote um pet para fazer parte do seu ciclo familiar. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 3435-3438.

Lembrando que o abandono ou os maus tratos aos animais é crime, segundo a Lei Federal nº 14.064/20, tendo pena de até 5 anos de prisão ao autor. Os animais não podem contar suas histórias de sofrimento, mas você pode, por isso ligue no 190 e denuncie os abusos e maus tratos aos cães e gatos, a equipe do Centro e Controle de Zoonoses estará sempre pronta para atender todos os casos.