Bombeiros militares passam por treinamento de Salvamento em enchentes e inundações

23/01/2020

A 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar promoveu, na última terça-feira, um treinamento de Salvamento em Enchentes e Inundações, no Parque Municipal Cachoeira do Salto. O treinamento contou com a presença dos bombeiros de Pouso Alegre e Itajubá, totalizando 27 bombeiros em treinamento.

A capacitação técnica e treinamentos periódicos fazem parte do aprimoramento profissional de todos bombeiros militares, que são frequentemente acionados para atendimento a diversos tipos de catástrofes e desastres naturais.

O objetivo da atividade foi simular situações de enfrentamento e resposta a ocorrências de enchentes e inundações, com o uso de técnicas de nado progressivo em linha, nado progressivo em V, nado defensivo, nado ofensivo, uso de saco de arremesso, isca viva e auto salvamento.

Mesmo se tratando de um treinamento, a atividade exige dos profissionais conhecimento técnico, vigor físico e controle emocional, para que o bombeiro militar tenha condições de socorrer vidas em situações de vulnerabilidade.