Associações de bairro na Vila dos Britos e no Salto do Meio são inauguradas pela Prefeitura

01/07/2024

A Secretaria de Obras e Urbanismo também concluiu o projeto executivo de outros 3 centros comunitários, sendo eles no Petrominas, Godoi e Posses

A Prefeitura de Extrema realizou, na manhã do último sábado (29), a inauguração de mais duas importantes edificações em prol da população da zona rural de Extrema: as associações de bairro “Natalia Moreira Cunha”, na Vila dos Britos, e “Rosendo Gomes de Oliveira”, no Salto do Meio. Os eventos contaram com presença da população, familiares dos homenageados e autoridades municipais.

Com o descerramento das placas, apresentações culturais com Jander Violeiro e Thiago & Arthur, ao final das inaugurações os presentes também puderam conhecer as sedes. Agora, os locais terão inúmeras funcionalidades, sendo elas as reuniões das associações de bairro, bem como demais encontros sociais, culturais e esportivos.

A associação da Vila dos Britos, (entrega da sede e de uma área verde), foi presenteada com o nome da jovem Natalia Moreira Cunha, filha de José Edson da Cunha e Maria Magaly Alves Moreira da Cunha. Falecida em maio de 2020 após uma batalha contra a leucemia, Natalia, de apenas 23 anos, foi uma menina sonhadora e alegre, que deixou a marca da generosidade, coragem e força em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Já a associação no bairro do Salto do Meio (sede e quadra poliesportiva com cobertura metálica), foi denominada “Rosendo Gomes de Oliveira” em memória ao comerciante que contribuiu para o desenvolvimento do bairro na década de 50. Falecido em 1966, aos 74 anos, o homem doou 10 mil m² de terreno ao estado para a execução de uma escola, favorecendo a educação na zona rural de Extrema.

Novos Centros Comunitários

Além das unidades entregues, a Prefeitura de Extrema também segue executando outros 3 centros comunitários, a fim de beneficiar a população que reside nos bairros afastados de Extrema. Desta vez, serão contempladas a região do Petrominas, assim como os bairros Godoi e Posses, todos situados na zona rural da cidade.

Seguindo o projeto padrão da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, os centros comunitários contam com 750,50 m² de área construída, sendo 110,50 m² da sede e 640 m² da quadra com cobertura metálica. A associação de bairro é composta por uma ampla área para reuniões, além de uma cozinha e dois sanitários (feminino e masculino).

Exercendo extrema importância na vida da comunidade, as associações de bairro são iniciativas que visam contribuir ativamente para a vida dos moradores locais, solucionado problemas e gerenciando o dia a dia no local. Esses grupos representam os moradores diante dos órgãos públicos, reivindicando políticas públicas e serviços em benefício dos associados.