Secretaria de Assistência Social abre processo para eleger representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Extrema
O período de inscrição para os doze candidatos será de 11 a 25 de agosto, por formulário eletrônico, e a eleição ocorrerá nos dias 27 e 28 do mesmo mês

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, deu início nesta segunda-feira, 11 de agosto, ao processo para definir os representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, criado recentemente, por meio da Lei Municipal nº 5.265/2025. Ao todo serão abertas oito vagas titulares e oito suplentes para representação da sociedade civil.
QUEM PODE SE CANDIDATAR?
Para as vagas de representação individual da sociedade civil poderão se candidatar pessoas físicas, residentes em Extrema, com 18 anos ou mais e que sejam representantes legais de organizações da sociedade civil com sede e atuação comprovada no município ou familiares diretos de pessoas LGBTQIA+, como mãe, pai, responsável legal ou cuidador(a) direto(a).
INSCRIÇÃO DAS CANDIDATURAS
As inscrições das candidaturas, tanto dos representantes autodeclarados e familiares, quanto das Organizações da Sociedade Civil (OSC), acontecerão de 11 a 25 de agosto, através de um formulário eletrônico separado para cada categoria, disponível nos seguintes endereços:
a) Para pessoas da comunidade LGBTQIA+ e familiares se candidatarem: https://forms.gle/WJQAxBQAKFu9Fm7a9;
b) Para que as Organizações da Sociedade Civil sejam validadas e, posteriormente, possam indicar seus candidatos a representantes (mínimo de 6 pessoas), é necessário acessar o link: https://forms.gle/8GN1yaJvr9w5se1f9.
QUEM PODE VOTAR?
Todas as pessoas residentes e domiciliadas na cidade de Extrema, a partir dos 16 anos, podem votar, mas para isso, é necessário realizar previamente o cadastro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzokMdUQvLW5kDMk24YtwpBR0tU8HJvhPcutHyu7yMpDVOpw/viewform. A comissão eleitoral enviará o link para votação, por e-mail, até as 23h59 do dia 26 de agosto.
ELEIÇÃO DOS MEMBROS
Após a definição dos candidatos pela Comissão Eleitoral, terá início o período de votação, que ocorrerá das 8h do dia 27 de agosto até as 8h do dia 28 de agosto, no qual os cidadãos votantes deverão acessar a plataforma digital no Google Forms, cujo link será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Para participar da votação, os eleitores devem preencher previamente o formulário eletrônico, já disponibilizado anteriormente.
O resultado oficial dos membros eleitos será divulgado no dia 29 de agosto, por meio dos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Extrema. Para mais informações, acesse o edital que está disponível em: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_240_0_1_08082025104214.pdf.