Além da nova sede, Secretaria de Educação executará a construção do Centro de Referência do Professor e de Educação, mais duas unidades escolares

04/07/2024

Projetos contam com inovações, como a criação do Museu da Educação, salas temáticas para a realização de aulas de Artes e Música, além de um espaço exclusivo para os professores e demais profissionais da educação

Com mais de 10 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, Extrema tem trabalhado para ampliar a oferta de vagas, de modo a atender todas as crianças e adolescentes que buscam por ensino de qualidade. Desta maneira, a Secretaria de Educação vai investir na construção de 4 novos prédios, sendo eles a nova sede, o Centro de Referência do Professor, o CEIM Jardim Bela Vista e a Escola Municipal do Barreiro.

Secretaria Municipal de Educação e Centro de Referência do Professor e de Educação

Com 5.491 m² de área construída, o projeto engloba, no mesmo terreno, a execução da sede da Secretaria Municipal de Educação, bem como do Centro de Referência do Professor e de Educação. O destaque arquitetônico será o amplo auditório na área central, que será composto por uma área de apresentação e salas de apoio, camarim e sanitários.

O prédio da secretaria será formado por salas para área administrativa, salas de apoio ao professor (de coordenação para suporte pedagógico, educação inclusiva, infantil, ensino fundamental e EJA), além de recepção, refeitório, vestiários e sanitários. O local abrigará os trabalhos administrativos da Secretaria Municipal de Educação, que atualmente são realizados na Av. Vereador José Ferreira, 513 (antigo Batalhão da PM).

No Centro de Referência do Professor haverá ampla biblioteca, com destaque para a criação do Museu da Educação. No térreo estarão alocadas as áreas complementares como recepção, sanitários e sala para reuniões; no pavimento superior, está prevista a implantação de laboratórios, salas de palestra e cursos, salas laboral, interativa, zen e de treinamento, além de sanitários e DML.

CEIM Jardim Bela Vista e Escola Municipal do Barreiro

Ambas as unidades serão compostas por por jardim, estacionamento, hall de entrada, secretaria (recepção/atendimento ao público), almoxarifado/depósito, sala de apoio/recurso, sala de gestão adjunta, diretoria e banheiros feminino e masculino.

Com duas áreas educacionais, o Centro de Educação Infantil Jardim Bela Vista abrigará na área I as salas de psicologia, orientação pedagógica, de professores, 3 berçários, 4 salas de mini maternal, lactário, sala de estimulação para bebês, DML, almoxarifado e refeitório; já na área educacional II, serão executadas 4 salas de maternal, 6 de pré-escola, salas temáticas para aulas de Artes e de Música, sala de recurso, biblioteca, almoxarifado e DML.

Por sua vez, a área operacional será formada por refeitório, cozinha, escovódromo, sala de descanso e um amplo auditório.

No caso da Escola Municipal do Barreiro, o edifício abrigará salas de psicologia, orientação pedagógica, sala ampla para professores, 15 salas de aula, amplo auditório, biblioteca, sala de informática e banheiros feminino e masculino.

A área operacional contemplará cozinha, refeitório, lavanderia, vestiários feminino e masculino, sala de descanso de funcionários, DML, área de recebimento (recepção/pré-higienização), lavador de alimentos, estoques seco e refrigerado, depósito de gás, pátio coberto, quadra coberta e sala de armazenamento de material esportivo.