Vacinação contra a raiva: Prefeitura de Extrema inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos no dia 31 de agosto

06/08/2024

A doença, que é transmitida principalmente por meio da mordedura de animais infectados, tem 100% de letalidade entre pets e humanos

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, dará início à campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, a fim de proteger animais e tutores contra o vírus da raiva. A ação vai acontecer de 31 de agosto a 29 de setembro em mais de 30 bairros de Extrema, entre área urbana e zona rural, nos períodos das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

A fim de garantir a segurança dos pets, tutores, bem como dos profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que os cães e gatos façam uso coleiras e focinheiras e/ou acomodados em caixas de transporte. Os donos devem levar ainda carteirinha de vacinação para que a dose seja incluída na ficha; todos, incluindo aqueles que não possuem carteirinha, receberão o comprovante da imunização.

A aplicação do imunizante é realizada por profissionais capacitados, de modo a garantir que a vacinação ocorra de maneira correta e segura. É importante reforçar que a Prefeitura não pode, em hipótese alguma, entregar a vacina para o tutor levar para casa, uma vez que a mesma deve ser aplicada oportunamente pelo profissional em atuação.

Vale ressaltar que a imunização dos pets é a principal maneira de prevenção contra a raiva, promovendo ainda a proteção dos tutores, uma vez que o vírus pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda grave causada pelo vírus gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae que afeta o sistema nervoso central e é considerada fatal em 100% dos casos. A doença é adquirida principalmente pela mordedura de um animal infectado (principalmente dos morcegos hematófagos), mas o contágio também pode ocorrer por meio de arranhões e lambeduras em regiões mucosas, como a boca.

Nos animais, os sintomas incluem salivação abundante, mudança de comportamento e hábitos alimentares, bem como aumento da agressividade e paralisia nas patas traseiras etc. Já entre os humanos, a doença se caracteriza por dor de cabeça, mal-estar geral, irritabilidade, febre, espasmos generalizados, convulsões, paralisia, entre outros.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (35) 3435-3438, ou procure a sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizada na Rua Presidente Kennedy, 355, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

*Dias, horários e locais sujeitos à alteração