• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Semana Nacional de Trânsito conscientiza população sobre a segurança no trânsito

Semana Nacional de Trânsito conscientiza população sobre a segurança no trânsito

20/09/2024

Compartilhe:

A campanha busca promover a prática da direção defensiva e, consequentemente, estimular a adoção de comportamentos prudentes no volante

O Departamento de Trânsito de Extrema deu início, nesta quarta-feira (18), à Semana Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a campanha segue até o dia 25 e tem o objetivo de trazer luz às boas práticas no trânsito, a fim de torná-lo mais seguro. Em Extrema, as ações educativas e de fiscalização serão intensificadas.

Para além destas iniciativas, a segurança no trânsito deve ser uma responsabilidade de todos, especialmente os condutores. Alguns exemplos são o uso correto das setas, respeito ao limite de velocidade e sinalização de trânsito (como as faixas de pedestres, por exemplo), dar preferência aos pedestres e ciclistas, bem como manter distância do veículo da frente.

Estas são informações importantes para a prática da direção defensiva, que consiste na ideia de evitar acidentes até mesmo nas adversidades e imprudências de outros motoristas. Confira algumas dicas de boas práticas para condutores no trânsito:

Se beber, não dirija
Apesar de a maioria das pessoas já saber que álcool e direção não se misturam, ainda são recorrentes os acidentes causados por esta combinação perigosa. Segundo o artigo 165 do CTB “dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência” representa uma infração gravíssima. O resultado, pode ser a aplicação de multa e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.

Use cinto de segurança
O cinto de segurança é o principal aliado do motorista e dos passageiros nos casos de um acidente, uma vez que reduz o risco de morte e ferimentos graves. Seu uso é obrigatório e quem não o utiliza comete infração grave, que pode resultar em multa e medidas administrativas.

Não use celular no volante
Outra combinação que frequentemente termina em acidentes, é o celular e o volante. Apesar de muitas vezes o uso do aparelho facilite o encontro de rotas pelos condutores, também é verdade que o celular é um dos principais responsáveis pela distração de quem dirige.

O uso do aparelho no trânsito é infração gravíssima. Além disso, dirigir com apenas uma das mãos, exceto para mudar de marcha, também é considerado infração.

Mantenha o veículo em bom estado
Trocar pneus e calibrá-los quando necessário, trocar o óleo e estar em dia com a manutenção geral do automóvel é fundamental para a segurança do condutor, passageiros e de todos os usuários da via. Para viagens de longa distância, uma dica importante é fazer um check-up em um mecânico de confiança.

Motos
Algumas dicas específicas para os motociclistas são a atenção redobrada; o cuidado com as ultrapassagens; uso adequado dos equipamentos de segurança; postura adequada em cima do veículo; e fazer com que os demais motoristas te vejam. Vale ressaltar, as motos são mais econômicas e rápidas, mas também são as principais envolvidas nos acidentes de trânsito.