Extrema promove alimentação saudável e inclusiva nas escolas municipais

28/08/2024

O Departamento de Alimentação Escolar busca a promoção de saúde por meio da nutrição adequada para alunos da rede municipal de ensino

Há 1 ano e meio, a Secretaria Municipal de Educação tem adequado os cardápios de toda a Rede Municipal de Educação para de cumprir as diretrizes dos órgãos que monitoram a alimentação escolar no país. Essa mudança tem o objetivo de proporcionar nutrição apropriada para cada faixa etária e contribuir para o crescimento e desenvolvimento biológico, psicológico e social dos alunos.

A mobilização municipal ocorre por incentivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE). O PNAE transfere recursos para a aquisição de alimentos, incluindo os orgânicos, e preparo de comida saudável, sustentável e justa nas escolas. A alimentação escolar em Extrema também segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, bem como do Ministério da Saúde.

Amparada por esses órgãos, a Educação extremense tem trabalhado com cardápios que priorizam uma alimentação balanceada. Entre as preocupações estão o cozimento, textura e o corte dos alimentos, como é o caso da alimentação de bebês, assim como o atendimento das crianças com restrição alimentar, como as alergias e intolerância à lactose.

Dhenef Andrade é nutricionista da Rede Municipal de Ensino e tem colaborado com a transformação na alimentação escolar das crianças. A profissional reforça que a Educação Municipal busca constante atualização a fim de tornar o cardápio cada vez mais eficiente:

“Então [o cardápio] é estruturado pra que a gente consiga atingir o máximo de oferta de alimentos in natura, o máximo de oferta de frutas, legumes e verduras que estão dispostas aí no cardápio e que o aluno muitas vezes não tem acesso fora da escola[…]. É muito importante a função da escola enquanto promotora de saúde, enquanto promotora de bons hábitos alimentares. Nesse sentido, a gente tenta que todos os alunos tenham esse acesso garantido por meio de um cardápio equilibrado, balanceado, que atenda, do ponto de vista nutricional, essas necessidades”, reforça a nutricionista.