Defesa Civil Municipal alerta sobre risco de incêndios florestais em Extrema

16/08/2024

40 brigadistas compõem as ações de combate aos incêndios florestais na cidade, caracterizados como incêndios em vegetação nativa ou área rural

Extrema registrou 35 ocorrências de incêndios em 2024, dos quais 10 configuram incêndios florestais. Desse modo, a Defesa Civil Municipal, unida ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem ref orçando as medidas de prevenção. A campanha é uma iniciativa do Governo Federal e busca conscientizar e advertir a população sobre as práticas que podem representar risco à vida dos cidadãos.

Os números preocupantes foram obtidos graças a um sistema de monitoramento integrado entre a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Urbanismo, Meio Ambiente e Turismo, que compõe a Brigada Municipal, e Corpo de Bombeiros. Além de atuar de modo preventivo, por meio da distribuição e compartilhamento de informativos digitais ou físicos, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros têm atuado de modo constante e direto no combate aos incêndios.

Estes incidentes estão diretamente ligados às questões climáticas, como o aquecimento global, causado principalmente pelo excesso de emissões de gás carbônico na atmosfera e por isso a incidência de focos é cada vez maior. No entanto, existem indicações de boas práticas que todo cidadão pode fazer para minimizar os riscos de um incêndio florestal.

Comportamentos preventivos:

– Nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação;
– Não solte balões ou fogos de artifício;
– Não use fogo para a limpeza de lotes e terrenos;
– Evite acender fogueiras.

Como agir durante um incêndio:

– Acione os Bombeiros e/ou a Defesa Civil
– Procure um local seguro;
– Nunca tente combater um incêndio sozinho;
– Aumente a ingestão de água e líquidos;
– Acompanhe as previsões e alertas emitidos por órgãos oficiais;

Canais de emergência e de denúncia:

Em caso de emergência ou focos de incêndio, ligue para: Defesa Civil, pelo (35) 98861-9514, Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190). Para resgate de feridos, acione o SAMU (192). As denúncias podem ser realizadas na Polícia Ambiental, por meio do (35) 3100-1456 ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente (35) 3435-3620.