CEIMs de Extrema realizam ações de incentivo ao aleitamento materno

28/08/2024

Amplamente divulgada no mês de agosto devido à campanha Agosto Dourado, a coleta de leite materno é realizada diariamente pelas creches municipais

A fim de conscientizar as mães a respeito da importância do aleitamento materno no desenvolvimento dos bebês, a Secretaria Municipal de Educação tem promovido ações para sensibilizar as lactantes sobre a temática. Além de orientar, o Departamento de Alimentação Escolar também incentiva a coleta e armazenamento de leite materno nos CEIMs de Extrema, garantindo nutrição adequada para os bebês matriculados nas creches da Prefeitura.

Esse esforço é necessário para disseminar a orientação do Ministério da Saúde de que o aleitamento materno é o único alimento necessário até os 6 meses de idade e, na sua impossibilidade, o uso de fórmula infantil é o substituto indicado. A coleta de leite materno é uma opção para as mães que querem dar seguimento à amamentação dos seus bebês nos CEIMs de Extrema.

Para isto, um passo a passo é necessário para a garantia da segurança da oferta no ambiente escolar:

• Higienize bem as mãos (retire anéis, pulseiras e relógios) e lave as mamas apenas com água;
  • Massageie a mama com movimentos circulares. Para a retirada do leite, pressione a mama com a mãos em formato de “C”, empurre para trás e depois aperte o polegar e o indicador;
  • Despreze o primeiro jato e posicione o frasco perto da mama.
  • Após finalizar, feche o frasco e identifique-o com data da coleta e nome do bebê. Caso o frasco não esteja cheio, a mãe pode completá-lo depois, desde que seja mantida a data da primeira coleta;
  • O leite materno pode ser guardado no freezer por até 15 dias. Para transporte, utilize uma bolsa térmica ou caixa de isopor limpa e em bom estado;
  • O frasco deve ser retirado o mais próximo possível do horário de levá-lo à creche. Lembre-se que o CEIM só vai receber o leite congelado.

*A coleta deve ser feita em um recipiente de vidro incolor, com tampa de plástico (devidamente esterilizado) ou em saquinhos estéreis próprios para armazenamento. Para esterilizar o frasco e a tampa, lave-os com água e sabão e depois deixe-os na água fervente por 15 minutos.