Agosto Lilás: mais de 100 pessoas marcam presença na caminhada de combate à violência contra a mulher

20/08/2024

A ação foi encerrada com a apresentação da peça “Mais que flores, queremos respeito”, que retratou a realidade de muitas mulheres vítimas de violência

Quem passou pela praça central na tarde do último dia 15, acompanhou de perto a movimentação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em prol da campanha Agosto Lilás. A caminhada contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre colaboradores da Prefeitura, ativistas, bem como a população local e teve o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Com início às 13h30, o grupo se concentrou em frente à Escola Estadual Odete Valadares, onde encheu e distribuiu bexigas aos presentes. Vestida com a cor lilás, a população, em sua maioria, mulheres, contornou a Praça Presidente Vargas entoado canções de empoderamento, como “Maria da Vila Matilde”, de Elza Soares e “Esse brilho é meu”, da cantora Isa.

Após a conclusão da caminhada, o público se reuniu no coreto da Praça Cel. Simeão para acompanhar a peça “Mais que flores, queremos respeito”. A apresentação retratou de maneira lúdica a violência contra a mulher e o processo de tomada de consciência da vítima, bem como os serviços oferecidos para a superação do trauma.

Coordenadora do CREAS, Sara Moura participou da caminhada e falou sobre o setor, que atua diretamente com as consequências causadas pela violação de direitos das mulheres, como a violência física, sexual, psicológica e patrimonial:

“O CREAS é o Centro de Referência Especializada da Assistência Social, a gente atua diretamente no atendimento de mulheres vítimas de violência, principalmente violência doméstica, onde tem um vínculo afetivo. Na nossa equipe tem psicólogos, assistentes sociais e advogados que atuam no acompanhamento desse público específico”, reforçou a coordenadora.

Vale ressaltar que a campanha segue até o final de agosto com treinamentos dos Responsáveis Técnicos das ESFs e PAIF, bem como encontros oferecidos pelos CRAS. Nesta quinta-feira (22), às 13h30, o Cine Teatro também receberá o lançamento do Projeto “E agora, José?”, uma palestra da promotora de justiça Rogéria Cristina. O evento é aberto ao público.