Produtores rurais de Extrema podem contar com serviços gratuitos da Agricultura, Pecuária e EMATER

10/02/2020

Sempre pronto para atender os produtores rurais de Extrema, o serviço de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o apoio do Governo do Estado através da EMATER, desenvolvem programas e ações com finalidade de prestar assistência às práticas rurais.

Todos os serviços oferecidos são gratuitos e o objetivo é estimular o desenvolvimento e a lucratividade da agricultura familiar, auxiliando na prosperidade de famílias no campo.

Para apontar as medidas de produção adequadas, o setor é dividido em três pilares:

Serviço de Inspeção Municipal, o selo SIM

O Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, controla a qualidade dos produtos de origem animal fabricados em Extrema. O processo envolve desde inspeção inicial para orientação das adequações necessárias nas instalações como também higienização do ambiente, rotulagem dos produtos e monitoramento da sanidade do rebanho, visando às boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos. Após a certificação são feita visitas rotineiras.

Alimentos com o selo SIM, além de serem valorizados no mercado, garantem ao consumidor um produto seguro para a alimentação. A pessoa que deseja obter o registro tem que ir até o departamento para fazer a solicitação do certificado.

Atualmente, 34 produtores rurais estão com registros ativos, comercializando produtos derivados do leite, embutidos, geléias de frutas, cogumelos em conserva, compotas e mel.

Outros serviços prestados incluem a coleta de amostra no abastecimento de água para ver se esta potável, faz análise fiscal, orienta sobre o trabalho do SIM, coleta matéria prima para análise, realiza reuniões com a comunidade rural divulgando os serviços prestados pelo departamento.

Consultoria veterinária e atendimento clínico veterinário de animais de grande porte

Este setor oferece assistência a todos os produtores extremenses no manejo e controle sanitário de bovinos e equinos, manejo nutricional reprodutivo, orientação ao pecuarista em relação à imunização de suas novilhas contra a brucelose de 3 a 8 meses de idade, administrando a vacina B19. Outra prática esta na orientação a técnica da inseminação artificial de bovinos, uma vez que essa é mais produtiva do que manter em seu plantel um touro reprodutor.

Para complementar a ação, o setor realizará palestras de conscientização e orientação no manejo da pecuária e demais temas trabalhados dentro do departamento. A atividade ocorrerá uma vez ao mês em diferentes bairros de Extrema.

EMATER

O apoio da gestão municipal tem sido fundamental para o fornecimento da assistência técnica da EMATER. Dentre as atividades esta a coleta e análise do solo, orientação no manejo e cultivo em lavouras, práticas de pastagens, medição de terreno para calculo de plantio, fomento e manejo da agricultura orgânica, negociação para compra coletiva de mudas e sementes e apoio ao programa Patrulha Agrícola e Mecanizada, articulando serviços de trator e implementos para produção de alimentos.

Além disso, o setor auxilia o produtor rural na participação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), podendo aderir ao Crédito Rural para investimentos, como exemplo, na compra de máquinas, implementos, matrizes leiteiras, animais; como também, Crédito de Custeio, para insumos e sementes.

Outro papel importante da EMATER no município esta na articulação Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Atualmente, Extrema conta com 27 produtores da agricultura familiar que fornecem alimentos para as merendas escolares através da Chamada Pública com repasse do FNDE.

Uma novidade para este ano de 2020 está na implantação do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, que permite o investimento direto da Prefeitura Municipal na compra de verduras, frutas e legumes dos produtores extremenses para suprir a alimentação escolar, dando a possibilidade de aumento na lucratividade destes fornecedores.

Para solicitação de qualquer um dos serviços ou para mais informações, basta ligar no telefone: (35) 3435-6403, O Departamento de Agricultura, Pecuária e EMATER atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no endereço Rua Maestro Benedito Coutinho, s/nº – Centro (antiga Vaca Mecânica).