Escola Municipal desenvolve gincana para promover a solidariedade

25/10/2019

A Escola Municipal Evandro Brito da Cunha criou um projeto diferenciado para estimular os alunos a refletirem sobre a questão da sustentabilidade e desenvolver a solidariedade. Intitulado de “Escola Consciente”, a gincana começou no dia 01 outubro com a “Prova da Solidariedade”.

O objetivo desta atividade é a arrecadação de alimentos para montagem de cestas básicas que serão entregues no projeto “Natal Solidário”, que ocorrerá em novembro. Na última pesagem realizada no dia 22, foi contabilizada uma média de 1500 quilos de alimentos não perecíveis. A mesma atividade possibilitou a montagem e distribuição de 100 cestas básicas no ano passado, além da entrega de kits para o asilo e igrejas.

Alimentos arrecadados serão entregues no projeto “Natal Solidário”, que vai acontecer no dia 18 de novembro, no Cine Teatro Municipal às 19h.

A gincana é uma ação complementar do Projeto de Sustentabilidade “Escola Consciente”, desenvolvido com as turmas de 9º ano, mas que envolveu todas as turmas da escola e tem como objetivo estimular a participação dos alunos na discussão de ideias e opinar na tomada de decisões para o bem da coletividade, além de alertar a comunidade escolar sobre as consequências graves ocasionadas pelo mau uso dos elementos naturais.

Com o intuito de verificar o conhecimento adquirido durante o projeto, bem como a conscientização e mudança de atitude, foram elaboradas outras atividades para a gincana que aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro. A primeira prova envolvia a confecção e desfile de roupas com materiais recicláveis. Na prova “Dança que Mexe”, foi trabalhado com os alunos a criação e apresentação de coreografia que celebre a diversidade de movimento.

Alunos confeccionaram roupas com materiais recicláveis

Na ação “Parodiana”, os alunos apresentaram uma paródia com o tema gincana (sustentabilidade) e na prova “torta na cara”, a turma elaborou 10 perguntas sobre tema sustentabilidade, as quais ao serem sorteadas deveriam ser respondidas pelos adversários na hora da competição.

Alunos soltam a criatividade na prova “Dança que Mexe”

Além de muito envolvimento e comprometimento de toda equipe escolar no projeto, pode-se observar o respeito entre as turmas na hora das apresentações e torcida. A escola tem prezado por desenvolver  habilidades e capacidades que permitam a formação dos alunos como um todo, proporcionando momentos que, como esse, os alunos são os agentes promotores do conhecimento.

Dia 18 de novembro, no Cine Teatro Municipal às 19h acontecerá o “Natal Solidário”, onde além de homenagens aos alunos por suas conquistas em provas externas e competições esportivas, serão entregues as cestas montadas pelos alunos. Todos estão convidados a participar.