Alô Minas: duas últimas torres contempladas pelo programa estadual são ativadas nos bairros Juncal e Lajes

02/07/2024

Com a ligação das torres, a operadora Serviço Móvel Pessoal vencedora da licitação, Claro, cumpriu o cronograma dentro do prazo e concluiu a implantação do programa na cidade

Em 10 de junho, pouco mais de um mês após o início da implantação das duas últimas torres de telefonia contempladas pelo Programa Alô Minas!, do governo do estado de Minas Gerais, a empresa Claro concluiu a operacionalização dos serviços na cidade. Juntas, as 3 torres fornecem tecnologia 4G para os bairros Lajes, Juncal e Salto de Cima, onde estão implantadas, bem como Tenentes Rural, Juncal, parte do Furnas, Jardins e Sertão dos Lopes.

A primeira torre, alocada em terreno municipal no Salto de Cima, foi concluída no final de 2023, com operação iniciada em janeiro de 2024, o que proporcionou inúmeros benefícios para a população local. Iniciadas em abril, as obras das torres situadas nos bairros Juncal e Lajes, em terrenos locados, contou com a realização da fundação, aplicação dos gabaritos, chumbadores, concretagem, montagem da estrutura metálica, bem como ligação de energia elétrica.

Vale reforçar que alguns pontos estão em validação para melhoria do sinal e que a Prefeitura continuará realizando testes para avaliar eventuais problemas ou “pontos cegos” que podem não estar sendo atendidos.

Alô, Minas!

Extrema foi beneficiada pelo programa estadual para concessão de ICMS para investimento em telecomunicações ainda em 2019, quando o governo do estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, iniciou o processo de adesão dos municípios mineiros ao Alô, Minas!. O programa tem o objetivo de promover o atendimento de Serviço Móvel Pessoal (SMP) aos distritos e localidades que ainda não são atendidos pelo serviço.

O município havia inscrito 5 bairros rurais que encontram dificuldades com a conexão telefônica e até mesmo ausência completa de sinal, dos quais três foram selecionados: Tenentes/Lajes, Salto de Cima e Juncal. Após os atrasos causados pela pandemia de covid-19, foi concluída, em 2023, a primeira torre, no Bairro Salto de Cima, alocada em terreno municipal, trabalho que tem trazido benefícios para os moradores locais. As outras duas torres se encontram em terrenos particulares, locados para a Prefeitura.

Repetidoras

A fim de contemplar o maior número de cidadãos, a Administração Municipal também implantou, por conta própria, duas torres de repetição que atuam captando o sinal das torres originais e amplificando-os, de modo a beneficiar os locais aonde o sinal chega com menos intensidade ou não chega. Os repetidores também se encontram alocados em terrenos particulares.