Obras de construção do novo sistema viário de Extrema são retomadas e parte estrutural da ponte já está concluída

27/06/2024

A via que passa a se chamar ‘Av. Vicente Paiva Machado – Vicente Tropeiro’ está em fase avançada de terraplenagem

A construção do novo sistema viário que fará interligação entre a Avenida Engenheiro João Gilli Neto e a Avenida Nicolau Cesarino retomou suas atividades no último dia 10 de junho, com o andamento da fase de terraplanagem, com vistas em alcançar o nível viário da ponte que tem uma altura média de 6 metros.

A fase de terraplenagem se concentrou primeiramente no acesso da Avenida Engenheiro João Gilli Neto, a fim de permitir o acesso sobre a ponte para a instalação dos arcos. A segunda fase de terraplenagem será realizada do outro lado da ponte, assim que a primeira fase for finalizada. No total, será necessário aterrar aproximadamente 90 mil metros cúbicos para concluir a nova via de acesso e atingir o nível viário adequado, finalizando assim a ligação completa com a Avenida Nicolau Cesarino.

De acordo com os engenheiros responsáveis pela obra, toda a parte estrutural da ponte está finalizado, o que está pendente são os acabamentos que estão relacionados diretamente com a conclusão da terraplanagem da via, o qual encontra-se em execução.

Projeto estrutural da ponte

A ponte contará com uma extensão total de 55 metros e um vão livre de 35 metros, sendo construída em uma estrutura mista, utilizando concreto armado em fôrmas steel deck. A altura média da ponte será de 8 metros, permitindo assim uma livre vazão das águas.

A pista contempla ainda 5 metros de cada lado, contendo um canteiro central com 1 metro, passeios laterais de 1,50 metro e ciclofaixas em ambas as pistas de 1 metro. Haverá ainda arcos dispostos em toda a estrutura da ponte, formando as curvas das serras que rodeiam nossa cidade.

Ainda que a obra seja executada no Bairro do Barreiro, com divisa com o Bairro Jardim Bela Vista, a execução do novo Sistema Viário irá beneficiar também as regiões do Morro Grande, Rodeio, além de servir como acesso alternativo aos Bairros do Salto, Posses e Forjos. A obra representa a preocupação da Prefeitura Municipal em investir na mobilidade urbana e na criação de novos sistemas viários, a fim de suportar o crescimento futuro da região e da cidade.

Meio Ambiente

Vale ressaltar que todas as intervenções supressivas de espécimes arbóreos já estão sendo devidamente compensadas ambientalmente no âmbito do “Projeto Conservador das Águas”, instituído pela Lei Municipal nº. 2.100, de 21 de dezembro de 2005 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº. 2.409, de 29 de dezembro de 2010.