Extrema executa o plantio de 38 mil mudas de árvores por meio de projeto de recuperação de áreas degradadas no município

25/06/2024

As concessionárias Arteris e Energisa realizaram plantios de compensação ambiental de áreas degradadas, colaborando assim com o Projeto do Conservador das Águas

Anualmente, a Secretaria de Meio Ambiente, através do Projeto Conservador das Águas, executa o plantio de restauração em áreas com pastagens degradadas com o objetivo de atingir 40% de cobertura florestal no município de Extrema, conectando os topos de morro às vegetações de matas ciliares que já foram feitas durante esses anos e diante deste serviço, muitas empresas procuram a equipe do Conservador para ‘financiar’ a restauração e conseguir realizar a compensação ambiental.

A Arteris, concessionária responsável pela Rodovia Fernão Dias, é uma dessas empresas que contribuem com os serviços de restauração de áreas degradadas, onde realizou o plantio de 38 mil mudas de árvores, através do Projeto Conservador das Águas, cuja ação se deu através do Termo de Compromisso firmado com a Secretaria do Meio Ambiente, no qual a concessionária cumpriu com a compensação ambiental referente à intervenção realizada em obras da Rodovia, no trecho São Paulo / Minas Gerais.

A medida compensatória foi executada em 2021/2022, em três polígonos de restauração, na área localizada no bairro do Salto e dos Forjos, totalizando aproximadamente 19 hectares, incluindo o plantio de espécies em risco, como a araucária e o ipê amarelo, além de árvores frutíferas que visam atrair animais e repovoar as áreas que antes eram usadas como pastagens.

Ainda restam planejar novas áreas para a compensação total de 21 hectares, sendo que a concessionária já está em contato com a equipe do Projeto Conservador das Águas para o cumprimento de nova medida compensatória. Este Termo de Compromisso firmado com o município teve um investimento total de R$ 316.795,00 por parte da Arteris, tendo ainda a quantia de R$ 79.199,00 a ser repassada à Prefeitura Municipal de Extrema, cumprindo assim com as demandas impostas pelo IBAMA.

Novos recursos estão sendo somados ao projeto de recuperação das nascentes em Extrema, como é o caso da concessionária Energisa, que neste ano também financiou seu plantio compensatório de dez mudas de jacarandá-da-bahia (Dabergia nigra), através do Conservador das Águas.

O projeto “Conservador das Águas” tem como objetivo implantar ações para a melhoria da qualidade e quantidade das águas no município de Extrema, através da recuperação e manutenção das áreas de preservação permanente, do estabelecimento de práticas conservacionistas do solo e implantação de sistemas de saneamento ambiental.