Projetos de ampliação de áreas esportivas contemplam cobertura de quadras e construção de vestiário em Extrema

21/06/2024

A Prefeitura visa incluir um vestiário no campo do Forjos, implantar uma cobertura de um espaço de lazer no Extrema Futebol Clube e nas quadras poliesportivas dos bairros Ponte Alta e São Cristóvão

Os projetos executivos seguem sendo lançados pelas Secretarias Municipais e num pacote de serviços que serão executados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, algumas projeções estão sendo alinhadas, a fim de aprimorar áreas de lazer e espaços que promovam a qualidade de vida da população.

Em 2023 a Prefeitura entregou a revitalização e construção do maior Complexo Esportivo do município: o Extrema Futebol Clube, cuja estrutura contempla várias atividades esportivas, como basquete, handebol, futsal, karatê e futebol de campo. Com toda essa estrutura, a Secretaria de Esporte ainda quer implantar uma cobertura da área externa, ao lado oposto da arquibancada do campo, reforçando assim um ambiente de lazer e de convivência entre os munícipes.

Com área total de 2.065,28 m² a ser coberta, o espaço visa receber eventos culturais e por isso necessita de uma estrutura metálica coberta com telha termoacústica, a fim de que o púbico possa desfrutar dos eventos, independentemente das condições climáticas.

Projeto de construção do vestiário do Campo dos Forjos

Dando seguimento aos investimentos na área do núcleo de futebol, um dos projetos em vista é a construção de vestiários para o campo do Forjos, que visa atender as necessidades dos atletas que disputam ali campeonatos e amistosos municipais e regionais. De acordo com o projeto, haverá dois vestiários de 33,50m² cada, contendo 6 duchas e 2 sanitários, além de possuir banheiros femininos e masculinos separados e uma sala exclusiva para árbitros.

Projeto de construção das coberturas para as quadras esportivas

Há ainda o projeto de revitalização da quadra do Postinho, conhecida como quadra do Búfalo, localizada no bairro Ponte Alta, no qual inclui a construção de uma cobertura metálica de 600m² e da reforma do espaço como um todo, contemplando pintura do fechamento lateral em alvenaria da quadra, troca do alambrado existente, além da implantação de todo o calçamento em torno da quadra e dos acessos ao equipamento público. Além da reforma, será construído ainda sanitários, com 12,88m² de área total. Este projeto está em fase inicial de licitação, sendo realizado todo o procedimento administrativo para que possa ser dado andamento ao projeto.

Pensando no futuro, um outro projeto em andamento é a cobertura da quadra do São Cristóvão, próximo à E.M. João Orsi de Morais, no qual abrangerá também serviços de revitalização do espaço existente, como a pintura do piso, o fechamento do perímetro com alvenaria e a execução do calçamento em concreto da quadra, com vistas para melhorar a circulação do espaço. Lembrando que tudo isso encontra-se em desenvolvimento de projeto básico.

Investir em esporte é um dos objetivos da atual gestão, cujo trabalho foi reconhecido recentemente durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte, onde o município venceu o 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, por meio do projeto “Esporte Para Todos”.