Prefeitura inaugura a sede de duas novas associações de bairro na zona rural de Extrema

04/06/2024

As associações homenageiam Joaquim Francisco Vieira e Luiz Aparecido de Oliveira, figuras importantes para a história dos bairros Rodeio e Furnas

Na manhã do último sábado (1º), a Prefeitura de Extrema realizou a entrega de dois novos centros comunitários, sendo um no Bairro do Rodeio, às 9h, e outro nas Furnas, às 11h, ambos na zona rural da cidade. Os eventos contaram com a presença de autoridades municipais, bem como da população local e familiares dos homenageados que dão nome às associações de bairro.

Além do descerramento das placas e da abertura oficial das sedes das associações de bairro, foram realizadas apresentações culturais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Jander Violeiro relembrou os modões que marcaram época, enquanto Johnatas Heberth apresentou aos presentes os sucessos da música sertaneja que embalam todo o Brasil.

Os centros comunitários
A Administração Municipal investiu na adequação do terreno do centro comunitário do Bairro do Rodeio, o que inclui as obras da Associação de Moradores, quadra com cobertura metálica e via de acesso, mais a edificação de uma UBS. Vale destacar que a área usada para a construção foi amigavelmente desapropriada por meio do Decreto nº 3.522 de 10 de abril de 2019.

No caso das Furnas, a Prefeitura executou a construção da sede da associação de moradores, que está situada em propriedade municipal, bem como da quadra com cobertura metálica, fechamentos e a UBS do bairro.

A entrega oficial das sedes proporciona a abertura das edificações para uso das devidas organizações de bairro. Os prédios das associações são compostos por uma ampla área de reuniões para munícipes, além de uma cozinha e dois sanitários (feminino e masculino). Ao todo, os imóveis contam com uma área construída de 750,50m², sendo 110,50m² da sede e 640m² da quadra coberta.

Homenageados

RODEIO
A associação de bairro do Rodeio homenageia o comerciante Joaquim Francisco Vieira, que colaborou, por mais de 5 décadas, para o desenvolvimento da economia local. Natural de Itaim (MG), o filho de Francisco Vieira da Rocha e Maria Lima de Jesus, Joaquim casou-se aos 18 anos, em 1951, com Maria Benedita Vieira, quando se mudou para Extrema, tornando a cidade o seu lar.

Depois da compra de terrenos no Bairro dos Tenentes, o homem começou a trabalhar como lavrador a fim de trazer o sustento para dentro de casa. Mais tarde, adquiriu um terreno no Bairro do Rodeio, onde montou um armazém, que lhe deu a oportunidade de voltar a atuar como comerciante, mesma atividade que exercia quando era adolescente, na venda de seu pai.

Foi no Bairro do Rodeio que Joaquim trabalhou por 52 anos e onde criou com êxito seus 16 filhos, sendo 8 meninos e 8 meninas. Uma das vítimas da covid-19, faleceu em 2020, após contrair o vírus no ápice da pandemia que assolou o Brasil e o mundo.

FURNAS
Já a associação do Bairro das Furnas foi nomeada “Luiz Aparecido de Oliveira”, extremense de berço nascido em 24 de novembro de 1923, que viveu toda a sua vida no bairro. Pecuarista, lavrador, agricultor de milho, feijão e café, Luiz também foi um homem muito religioso, tendo colaborado na construção da igreja do Bairro Furnas e do Bairro São Brás.

Grande respeitador de sua comunidade, Luiz Aparecido se dedicou para o pleno desenvolvimento de seu bairro, honrando seus compromissos para com os moradores, em função do bem comum. Deixou um legado de integridade e boas memórias àqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.