Projeto de ampliação do CAPS e construção de uma segunda unidade AD marcam investimentos da Prefeitura em prol da saúde mental de Extrema

29/05/2024

Em razão do expressivo aumento no número de pacientes atendidos no CAPS no período pós-pandêmico, a Secretaria de Saúde desenvolveu dois projetos que visam ampliar o acesso e a qualidade no atendimento

Um grande investimento voltado para os serviços de saúde mental do município será realizado em breve pela Prefeitura Municipal, por meio da reforma da atual sede do CAPS e a construção de um segundo Centro de Atendimento Psicossocial, voltado ao atendimento de Álcool e Drogas (AD). Os projetos executivos para execução dessas foram contratados por meio de uma empresa especializada, sendo este o primeiro passo para o desenvolvimento dessa área.

Esta importante política pública vem recebendo diversos cuidados, em especial durante o período de pós-pandemia. Dado o expressivo aumento de 300% no número de pacientes em Extrema, a atual sede do CAPS passará por amplas e importantes reformas, a fim de proporcionar ampliação de acesso e qualidade no atendimento, além de oferecer uma estrutura mais acolhedora.

Somando ao todo 833,70 m² de área a ser reformada, juntamente com 25m² de área ampliada, o espaço contará com 5 consultórios, sala de assistente social, enfermaria, salas para ateliê, biblioteca, terapia ocupacional, multiuso, atividades coletivas, farmácia, almoxarifado, além de cozinha, refeitório e sanitários.

Além disso, também será construído o novo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (AD), com área de construção de 579,90 m², divididos em 2 pavimentos. A segunda sede do CAPS AD contará com três salas de atendimento individualizado, duas salas para atividades coletivas espaço de convivência, rouparia, almoxarifado, enfermaria, sala de reuniões, banheiro PCD, vestiários, além de refeitório e copa.

O objetivo dessas ações visa ampliar o acesso da população a serviços especializados em saúde mental, com foco no acolhimento e tratamento de pessoas com problemas psíquicos graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Informações adicionais dos serviços prestados pela equipe do CAPS

Atualmente são realizados, em média, 2.500 atendimentos e procedimentos mensais, sendo que no setor ainda são ofertadas oficinas terapêuticas, grupos de apoio aos familiares e atendimentos em grupos coletivos e individuais. Além disso, o município conta com apoio de Atenção Primária de Saúde (APS), equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de atendimento fonológico e psicológico (CAFP) e Pronto Socorro Municipal.

O atual Centro de Atenção Psicossocial – CAPS é o órgão regulador da saúde mental do município, sendo um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário, voltado aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial, decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias.